Cristina Matos Silva defende importância de incorporar a natureza nos edifícios
A engenheira civil Cristina Matos Silva defendeu, hoje, a importância de se incorporar a natureza nos edifícios. A professora foi uma das oradoras na conferência MadIT, organizada pela direção da Madeira da Ordem dos Engenheiros, que decorre no Centro de Congressos da Madeira.
A abordagem de Cristina Matos Silva assenta em princípios sólidos e beneficia tanto o meio ambiente como os habitantes urbanos. A oradora destacou que "a natureza não precisa de nós, mas nós precisamos dela". Ao introduzir elementos naturais nos nossos edifícios, não só aproveitamos os benefícios ecológicos, mas também melhoramos a qualidade de vida nas áreas urbanas. As coberturas verdes, fachadas verdes e outras soluções baseadas na natureza oferecem uma série de vantagens, incluindo a retenção de água da chuva, isolamento térmico, sombreamento e uma melhoria significativa na qualidade do ar.
Na ocasião, partilhou exemplos de projetos em todo o mundo que demonstram como a introdução da natureza nos edifícios pode transformar completamente espaços urbanos. Desde a revitalização do ‘High Line’ em Nova Iorque até a valorização de imóveis em Viena, essas iniciativas provam que a natureza e a arquitectura podem coexistir de maneira harmoniosa e benéfica.
A mensagem da investigadora Cristina Matos Silva é clara: “a natureza e a construção podem e devem coexistir. Ao fazê-lo, estamos não apenas a melhorar a estética urbana, mas também a trabalhar no sentido de criar cidades mais verdes, sustentáveis e saudáveis para todos os seus habitantes", sublinha a investigadora.