“Era impensável dizer a um jovem que poderia viver das artes”
Apresentação do 'Madeira Street Arts Festival' realizou-se esta manhã, na Secretaria Regional do Turismo e da Cultura
A quinta edição do ‘Madeira Street Arts Festival’ começou hoje, pelas 10h, com a apresentação do programa do evento. Na Secretaria Regional do Turismo e da Cultura, exibiu-se um vídeo com os melhores momentos e alguns participantes.
A abrir a apresentação estiveram dois membros da organização que classificaram o festival de responsável “por levar ao espaço público várias manifestações artísticas, como a arte corporativa, o círculo contemporâneo, a dança, o teatro, a música, as estátuas-vivas e o malabarismo”. Garantiram também diversas experiências enriquecedoras a “céu aberto” para os espectadores.
Este ano, as ruas da Calheta também dão palco a alguns espetáculos e, Doroteia Leça, vice-presidente da Câmara Municipal, não deixou de mostrar o seu agrado com esta novidade. “A Calheta já é um polo turístico de excelência e este espetáculo será certamente uma oferta cultural diferente, que vai enriquecer e terá muita qualidade e muita magia”, reitera. Doroteia espera que esta inovação “deixe o gostinho e a vontade de receber (o festival) todos os anos”.
Também oradora na apresentação, a directora regional da Cultura, Natércia Xavier, deixou o seu testemunho em relação às conquistas do Festival de Artes de Rua. Referiu ainda que é um “privilégio o financiamento público poder estar ao serviço de projectos com qualidade, que acrescentam valor à região e que trazem esta possibilidade de estabilidade intelectual à população e aos turistas”.
Por fim, Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), realçou que “é muito importante ensinarmos e transmitirmos ao público que esta é uma dinamização cultural, mas é também uma forma de educar o nosso povo”.
O presidente da CMF relembrou ainda que, há cerca de 30 anos, “era impensável, numa região como a nossa, falar deste tipo de eventos e muito mais difícil e impensável, era dizer a um jovem que poderia viver das artes”. Pedro Calado anunciou ainda que o Município do Funchal vai reforçar o apoio financeiro, no próximo ano.
Após a apresentação, iniciou-se o primeiro espetáculo de rua do dia intitulado 'WonderWalks', uma demonstração artística com centenas de bolhas de sabão. O festival de Artes de Rua acontece, hoje e amanhã, entre as 10h e as 22h. Já no domingo (5) é possível ver diversos espetáculos das 14h às 19h.
Eis a programação para a tarde de hoje, o primeiro dia do festival:
13h00 - Mr. Dyvinetz 306º (Largo da Restauração)
15h00 - Estátuas Vivas (Rua Fernão de Ornelas e Sé)
16h00 - WonderWalks (Mercado dos Lavradores - Largo da Restauração)
17h00 - Karcocha Street Art (Avenida Arriaga)
18h00 - Bubble Dreamer (Largo da Restauração)
19h00 - Batucada (Largo da Restauração - Praça do Povo)
20h00 - Mr. Dyvinetz 306º (Praça do Povo)
21h00 - Walo World (Praça do Povo)
*Trabalho executado pela estagiária Bruna Jardim com a supervisão do subdirector Roberto Ferreira.