DNOTICIAS.PT
Madeira

Pedro Fino considera que novo hospital é "a obra do século"

None

O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas considera que a construção do novo hospital da Madeira será a obra do século. A convicção de Pedro Fino foi partilhada esta manhã na cerimónia de abertura da conferência Madeira Innovation Talks – MadIT, organizada peça secção Madeira da Ordem dos Engenheiros.

O governante fez questão de destacar o papel da engenharia para a Região, indicando que tal como aconteceu nas primeiras décadas da autonomia com “o encurtar de distâncias e o levar a água à casa das pessoas”, a engenharia será determinante nos próximos desafios.

A prevenção e monitorização dos riscos naturais, com vista à segurança das populações, será igualmente uma área de grande aposta tecnológica, assim como a construção de um novo parque habitacional público destinado a famílias jovens e carenciadas.

Além disso, aproveitou a ocasião para ressalvar a significativa redução da dependência das energias fósseis e a aposta em energias renováveis. 

“São grandes os desafios que nos aguardam e estou certo de que poderemos contar com o contributo dos engenheiros e com a Ordem para encontrar as melhores soluções”.

A segunda edição do MadIT, que está a decorrer esta sexta-feira, no Centro de Congresso da Madeira, conta com seis contadores de histórias de inovação para partilhar e inspirar, abordando temas relacionados com a Inteligência Artificial, a energia, robótica, oceanos, Metaverso, cobertura verdes, satélites, clima e processos criativos. Todos os convidados têm em comum a engrenharia, a inovação, a descoberta e a emoção.

A ordem dos Engenheiros da Madeira tem como parceiro a Agência regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI).