"Quem investe na ciência e na engenharia investe num mundo melhor"
Miguel Branco falava na abertura da conferência Madeira Innovation Talks – MadIT
O presidente do Conselho Diretivo das Ordem dos Engenheiros na Madeira defendeu, hoje, que "quem decide com base na ciência e na engenharia, decide melhor e quem investe com base na ciência e na engenharia investe num mundo melhor". As palavras foram proferidas na abertura da conferência Madeira Innovation Talks – MadIT, que se encontra a decorrer no Centro de Congressos da Madeira.
Esta iniciativa é uma organização da Ordem do Engenheiros Secção Madeira, que junta cerca de 300 pessoas, entre engenheiros, alunos e entidades públicas, que aceitaram o convite para ouvir seis personalidades e os seus percursos de vida inovadores.
Esta conferência é tida como a forma mais directa de a engenharia se abrir à sociedade e de a Ordem reforçar a sua presença enquanto parceiro privilegiado no processo de análise e de decisão em questões que estão na ordem do dia, nomeadamente a sustentabilidade.
“É por aí que nos queremos afirmar, porque só com engenhara, ciência e que se consegue reduzir a emissão de gases de efeitos de estufa, diminuir a nossa pegada ecológica e se consegue proceder a uma efetiva transição energética e avançar na transição digital”, reiterou.
Miguel Branco deu as boas vindas aos presentes, destacando a forma inovadora da conferência, este ano com a particularidade de contar com uma sessão de “live sketching” pela mão de uma turma de alunos de 12.º ano da Escola Secundária Francisco Franco. Orientados pela professora Graça Berimbau, os discentes irão ao longo do dia ilustrar os oradores convidados de forma criativa e espontânea.
A segunda edição do MadIT conta com seis contadores de histórias de inovação para partilhar e inspirar, abordando temas relacionados com a Inteligência Artificial, a energia, robótica, oceanos, Metaverso, cobertura verdes, satélites, clima e processos criativos. Todos os convidados têm em comum a engrenharia, a inovação, a descoberta e a emoção.
A ordem dos Engenheiros da Madeira tem como parceiro a Agência regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI).