'Machico a Pontear' destaca cordofones madeirenses de 10 a 18 de Novembro
O projecto 'Machico a Pontear' desenvolve-se entre os dias 10 e 18 de Novembro, consistindo num conjunto de actividades ligadas aos cordofones madeirenses. A apresentação decorreu ontem, quinta-feira, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, e de Roberto Moniz, em representação da Associação Cultural Xarabanda.
"Num município onde existem vários agrupamentos de cordofones madeirenses, é da maior justiça a realização de um evento que valorize estes instrumentos tradicionais intrinsecamente associados à cultura popular madeirense em geral e machiquense em particular", refere nota à imprensa.
A Sala de Actividades Culturais da Junta de Freguesia de Machico vai acolher uma exposição alusiva a este tema, havendo ainda no programa várias conversas, formações, visitas guiadas à exposição e concertos em diversos espaços do centro de Machico.
No último dia, decorrerá o festival/concurso 'Machico a pontear', no qual serão homenageadas diversas personalidades ligadas aos cordofones madeirenses, sendo o principal o prémio de reconhecimento de mérito 'Machico a pontear' que será atribuído ao construtor Manuel Moniz.