DNOTICIAS.PT
Madeira

Curso de Medicina na Universidade da Madeira abriu pela 1.ª vez há 19 anos

Recorde a edição de 3 de Novembro de 2004

None

Foi no ano lectivo 2004/2005 que, pela primeira vez, a Universidade da Madeira disponibilizou o ciclo básico de Medicina. Tal facto foi deveras importante que a própria Ministra do Ensino Superior veio à Madeira para a abertura do ano lectivo.

Graça Carvalho, entrevistada pelo DIÁRIO, assumia ser muito gratificante poder ‘apresentar’ este ciclo de Medicina na Região, por ter sido um projecto no qual se empenhou bastante. O objectivo passava pela entrada de 35 alunos por ano, sendo que ao fim do 2.º ano, os estudantes eram encaminhados para a Universidade de Lisboa para conclusão do curso.

Este era tido como um esforço caro, uma vez que era necessário dotar tanto a UMa com o a Universidade de Lisboa dos meios laboratoriais, mas principalmente que potenciassem o ensino à distância.

Combate aos mosquitos 'de Santa Luzia'

Em 2005, a Cãmara Municipal do Funchal avançou com uma acção de desinfestação porta a porta, com a empresa Extermínio, com o intuito de combater focos do mosquito que estava a provocar lesões na pele da maioria dos residentes dessa zona.

O Bairro de Santa Luzia era apontado como o principal foco do mosquito, pelo que carecia de especial atenção. A preocupação primordial era acabar com águas estagnadas, fosse em poços ou nos pratos que se colocam por debaixo dos vasos.