França vai enviar um segundo porta-helicópteros para apoiar hospitais
O ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, anunciou hoje que o seu país enviará um segundo porta-helicópteros adaptado para ajudar os hospitais na Faixa de Gaza.
O Dixmude -- um dos três porta-helicópteros anfíbios da frota militar francesa - deverá juntar-se ao Tonnerre, que partiu em 25 de outubro para prestar apoio médico à população do enclave palestiniano, perante o bloqueio imposto por Israel.
"Está em processo de conversão num navio-hospital", explicou Lecornu, acrescentando que esta operação ocorrerá em meados deste mês.
"A população civil de Gaza deve ser protegida. É o direito internacional e também é o dever moral da França desempenhar este papel na região", argumentou Lecornu.
Desde 07 de Outubro, a Faixa de Gaza tem sido bombardeada por Israel em resposta a um ataque sem precedentes do movimento islamita palestiniano Hamas em solo israelita.
A situação humanitária ali é descrita como catastrófica pela ONU e por várias organizações internacionais.
O Ministério da Saúde do Hamas anunciou hoje que 9.061 pessoas, incluindo 3.760 crianças, foram mortas na Faixa de Gaza desde o início da guerra.
Em Israel, mais de 1.400 pessoas, principalmente civis, foram mortas, a maioria nos dias do ataque do Hamas em solo israelita, em 07 de outubro, segundo as autoridades locais.