Crise climática em debate esta quinta-feira na Igreja do Colégio
A crise climática estará em debate, esta quinta-feira, na Igreja do Colégio, dia em que tem início a Cimeira das Nações Unidas sobre o clima (COP28), no Dubai, onde o Papa deveria estar presente, mas devido a problemas de saúde, tal não vai ser possível.
Frei Hermínio Araújo e Rocha da Silva vão envolver-se numa conversa com o tema 'Que se espera da COP 28? Uma leitura da Laudate Deum do Papa Francisco sobre a crise climática'. No referido documento, temos uma espécie de 'grito' do sumo pontífice exortando à acção por parte de todos os homens perante as evidências de que algo tem de ser feito para minimizar os impactos das alterações climáticas. Pode ler aqui a exortação apostólica do Papa Francisco.
Por muito que se tente negá-los, escondê-los, dissimulá-los ou relativizá-los, os sinais da mudança climática impõem-se-nos de forma cada vez mais evidente. Ninguém pode ignorar que, nos últimos anos, temos assistido a fenómenos extremos, a períodos frequentes de calor anormal, seca e outros gemidos da terra que são apenas algumas expressões palpáveis duma doença silenciosa que nos afeta a todos. É verdade que nem todas as catástrofes se podem atribuir à alteração climática global. Mas é possível verificar que certas mudanças climáticas, induzidas pelo homem, aumentam significativamente a probabilidade de fenómenos extremos mais frequentes e mais intensos. Papa Francisco, 'Laudate Deum'
O encontro está agendado para as 18 horas, na Igreja do Colégio, tendo o debate moderação de Graça Alves.