Museu A Cidade do Açúcar passa a ter catálogo
Foi esta quarta-feira apresentado, no Museu A Cidade do Açúcar, o catálogo da exposição permanente que este espaço museológico disponibiliza ao pública, quando se contam 34 anos das escavações que revelaram muito do espólio, e 27 da inauguração do museu.
Em 140 páginas são notados todos os objectos que compõe a exposição permanente, ao mesmo tempo que são deixadas algumas informações sobre o ciclo do açúcar na Madeira e, particularmete, do Funchal.
“O legado que deixamos para as futuras gerações é muito mais importante que todo o investimento que se possa fazer quer financeiro quer logístico”, referiu o presidente da Câmara Municipal do Funchal, aquando da apresentação deste catálogo.
O presidente da Câmara do Funchal reforço, na ocasião, a aposta do município na educação, para “ajudar as futuras gerações a entender quem somos e de onde viemos”.
O Museu A Cidade do Açúcar (MACA) localizado na Praça Colombo, espaço outrora residência do comerciante Janine Esmenaut, abriu ao público a 15 de Junho de 1986. Neste espaço museológico encontram-se expostos os achados arqueológicos das escavações iniciadas em 1989 (Pátio dos Estudantes, Colégio dos Jesuítas, Solar Dona Mécia e Palácio dos Cônsules), procurando retratar o período do ouro branco e do desenvolvimento da cidade do Funchal.
O catálogo, produzido pela Câmara Municipal do Funchal, teve Rui Carita como coordenador científico.