Alunos do Conservatório no pódio do Troféu Mundial de Acordeão
Três alunos do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira voltaram a participar no Troféu Mundial de Acordeão e Troféu Internacional (Trophée Mondial De L'accordéon e International Open Trophy 2023), organizados pela Confederação Mundial de Acordeão (CMA), e alcançaram o pódio em duas categorias: Maria Inês Ornelas volta a brilhar e arrecada o 2.º lugar na categoria ‘até aos 18 anos’; e o Trio 2/3, composto por Maria Inês Ornelas, Sofia Chiara Nobile e Emanuel da Silva Inácio trazem para a Madeira o 1.º lugar na categoria ‘Música de Câmara’.
Este ano, e devido a alguma instabilidade e cenários de conflito militar em alguns países da Europa, o concurso decorreu à distância. Os resultados foram divulgados no CMA ONLINE 2023, no dia 26 de Novembro.
Criada em 1951, a Confederação Mundial de Acordeão (CMA - Confédération Mondiale de l'Accordéon) tem organizado, todos os anos, o concurso para o Troféu Mundial num país diferente, sendo este um dos concursos com mais alto nível de prestígio internacional. Reúne mais de 60 delegações nacionais, de todos os continentes, que têm a responsabilidade de selecionar, todos os anos, os melhores candidatos dos seus respetivos países.
Em 2021 a acordeonista Maria Inês Ornelas conquistou o 1.º lugar neste concurso, na categoria ‘até aos 14 anos de idade’. Em 2022, com concorrentes mais velhos, a aluna voltou a dominar a categoria ‘até aos 16 anos’ conquistando o 1.º lugar do pódio. Este ano, a jovem acordeonista, agora com 16 anos, concorreu na categoria ‘até aos 18 anos’ e conquistou o 2.º lugar.
Maria Inês Ornelas juntamente com Sofia Chiara Nobile, no violino, e Emanuel da Silva Inácio, no contrabaixo, concorreram na modalidade de ‘Música de Câmara’ e conquistaram o 1.º lugar.
O Trio ‘2/3’ é um projecto que surgiu no ano lectivo de 2022/2023, através da vontade de explorar a música de conjunto. Os jovens iniciaram esta actividade de forma autónoma, realizando os ensaios nas horas vagas do seu horário escolar. Com o apoio didático dos seus professores de instrumento, Norberto Gomes no violino, Ricardo Dias no contrabaixo e Slobodan Sarcevic no acordeão, este trio apresentou-se em várias actuações ao longo do ano, culminando o ano lectivo transato com o 1.º lugar na 16.ª edição do ‘Concurso Luiz Peter Clode’. Após esta conquista e incentivados pelos seus professores, os alunos prestaram as suas competências performativas em formato online, sendo selecionados para representar Portugal nesta competição mundial.
Sobre os alunos
Sofia Chiara Nobile nasceu em 2007 numa família de músicos. Seguindo os passos da sua mãe iniciou os seus estudos de violino na Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), actual Direcção de Serviços de Educação Artística (DSEA), nos Cursos Livres em Artes sobre orientação da professora Parandzem Kachkalyan. Em 2022 entrou no Curso Profissional do Instrumentista no Conservatório - Escola das Artes da Madeira na classe do professor Norberto Gomes.
Maria Inês Vieira Ornelas nasceu em 2007 e iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade na Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), atual Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA), nos Cursos Livres em Artes, na atividade de Acordeão. Atualmente frequenta o 2º ano do Curso Profissional de Instrumentista no Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira sobre orientação do professor Slobodan Sarcevic.
Emanuel da Silva Inácio atualmente estuda o contrabaixo na Escola Superior de Música de Lisboa. Começou a aprender música desde muito novo, iniciando os seus estudos na atividade de clarinete aos 5 anos. Aos 11 anos introduziu no seu percurso académico atividades de contrabaixo e de bateria. Em 2023 terminou o Curso Profissional de Instrumentista em Contrabaixo na classe do professor Ricardo Dias.