Nova central de baterias do Porto Santo custa 12,3 milhões numa aposta na sustentabilidade energética
Executivo está ainda a construir 30 habitações destinadas aos mais jovens
O Governo Regional está a preparar a rede eléctrica do Porto Santo para que esta ilha possa tornar-se energeticamente sustentável. Pedro Fino, que se encontra numa visita de trabalho à ilha, disse ao DIÁRIO que investiu-se recentemente numa central de baterias de 4 MW e agora está a ser feito um investimento numa central de 9MW.
“É um investimento de 12,3 milhões de euros, fundamental para o Porto Santo, porque irá permitir acomodar toda a energia renovável existente na ilha”, disse o secretário dos Equipamentos e Infraestruturas, acrescentando que “vai garantir a estabilidade e segurança na rede”.
É no seguimento destes investimentos que serão feitos ainda mais na área da energia produzida através de fontes renováveis, nomeadamente com o reforço da energia eólica em 7MW. “Temos um projecto ao abrigo do PRR que é um investimento de 14 milhões de euros, em que vamos incrementar a energia eólica em 7MW”, explicou o governante.
Questionado sobre a obra da nova unidade de Saúde do Porto Santo, Pedro Fino garantiu que a obra está a decorrer dentro dos prazos previstos, sendo “uma obra estruturante para o Porto Santo”.
Entretanto, está também em andamento a construção de 30 habitações no Porto Santo, em que será dada prioridade aos mais jovens, para que se fixem na ilha.
O secretário indicou ainda que a reunião com o executivo da Câmara Municipal do Porto Santo serviu para abordar diversos assuntos sob a tutela da secretaria de Equipamentos e Infraestruturas. “Estamos no início desta legislatura e estas reuniões são sempre importantes para perceber o que o Porto Santo precisa”, frisou.
As questões relacionadas com a habitação e a electricidade estiveram em cima da mesa, até porque há o compromisso, para esta legislatura, de tornar a ilha sustentável energeticamente.