35 projectos a votação no Orçamento Participativo do Funchal 2023
Arrancou hoje, nos Paços do Concelho do Funchal, a votação para o Orçamento Participativo do Funchal que, este ano, contou com um recorde de projectos aprovados para votação, num total de 35 candidaturas. Este orçamento tem um valor de 550 mil euros, dividido em quatro categorias e as votações vão passar por todas as freguesias do concelho.
De acordo com nota da autarquia, registou-se um aumento de cerca de 21% de projectos aprovados e submetidos a votação pública, face aos números do processo participativo anterior, o OPF 2020-2021. A edição deste ano arrancou em Maio, através de "acções de divulgação, entre as quais se destacam cerca de quatro dezenas de reuniões internas e externas com diversas entidades e cidadãos, 5 sessões de esclarecimentos em diversas freguesias do município, divulgação presencial a mais de 80 entidades, divulgação, via correio electrónico, a cerca de 600 entidades, designadamente, juntas de freguesia, associações de cariz cultural, social e desportivo, casas do povo, clubes desportivos e estabelecimentos de ensino público".
No total, até 30 de Setembro foram apresentadas 57 propostas para melhoria da cidade: 2 propostas à Categoria Juvenil, 10 propostas à Categoria Escolar, 36 propostas à Categoria Concelhia e 9 propostas à Categoria Sénior. Após esse período, os projectos foram alvo de análise e então aprovados para votação, que decorre até 28 de Dezembro.
A primeira votação será hoje, na Sé, nos Paços dos Concelho, seguindo-se amanhã e depois, em Santa Maria Maior, no Centro Cívico e no Ginásio Municipal da Barreirinha, a 4 e 5.
No Imaculado Coração de Maria, mais propriamente na Junta de Freguesia, a votação acontece nos dias 6 e 7. Na freguesia de Santa Luzia a votação decorre no Centro de Convívio nos dias 11 e 12. Já em São Pedro, também na Junta de Freguesia, a votação será nos dias 13 e 14, e em São Gonçalo, a 15 e 18. Quanto a São Roque também a Junta de Freguesia abre portas, tal como o Mercado da Penteada, nos dias 19 e 20. Em Santo António, na Junta de Freguesia e Ginásio Municipal, os votos acontecem a 21 e 22, tal como em São Martinho, que vai a votos nos mesmos dias no Centro Cívico. Por fim, a 27 e 28 de Dezembro, a freguesia do Monte acolhe a votação, na Junta de Freguesia.