DNOTICIAS.PT
Madeira

Posto de carregamento ultra-rápido para eléctricos custou 30 mil euros

Ainda está disponível dotação de 280 mil euros do PRIME-RAM

None
Foto Bruna Jardim

Foi hoje inaugurado o primeiro posto de carregamento de veículos eléctricos ultra-rápido, junto à Empresa de Electricidade da Madeira.

Na ocasião, o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas explicou que este investimento custou 30 mil euros e que, em oito minutos, permite dar uma autonomia de condução aos veículos de 100 Km.

Para Pedro Fino “trata-se de um importante investimento da Empresa de Electricidade da Madeira”, que se insere numa das medidas do Plano de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável, cujo objectivo é dar um maior conforto às pessoas, permitindo também garantir rotatividade no carregamento.

“Temos vindo a incentivar em linhas de apoio para a aquisição de veículos eléctricos, garantindo uma mobilidade urbana sustentável. Recordo que, desde o dia 1 de Outubro abrimos uma linha de apoio do programa PRIME-RAM com uma dotação de 625 mil euros que apoiou na aquisição de veículos eléctricos. Desde 2019, na anterior legislatura, apoiamos a aquisição de 1000 veículos eléctricos. No total o apoio foi de 4,75 milhões de euros”, adiantou o governante, garantindo que “estes investimentos são fundamentais para reduzir as emissões de carbono para a atmosfera e com isso melhorar a qualidade do ar, mas também para reduzir a importação de combustíveis fósseis para a Região”.

Lembrou ainda que no total a Região tem 83 postos de carregamento, sendo que 14 deles são da Empresa de Electricidade da Madeira, e que o objectivo passa por estender este carregamento ultra-rápido a outros concelhos, de modo a que os privados também consigam garantir este tipo de serviços.

Quanto a este posto em concreto, tem uma potência de 150 KW, através da sua subsidiária EMACOM – Mobilidade Eléctrica.

O secretário acrescentou que desde o dia 1 de Outubro, data em que abriu uma nova fase do PRIME-RAM, foram apresentadas 369 candidaturas, das quais foram aprovadas 269.

Em termos de cobertura, da dotação orçamental de 625 mil euros, ainda estão disponíveis 280 mil euros.