Vendas por grosso e a retalho lideram as exportações e reflectem importância do turismo na Madeira
O Relatório do Comércio Inter-regional em Portugal foi hoje divulgado e dá conta de que o saldo positivo resultante da diferença entre o consumo efectuado pelos não residentes e o consumo efectuado no estrangeiro pelos seus residentes compensa o saldo negativo no comércio internacional de bens e serviços da Madeira. O documento explica este facto com a importância do turismo internacional, que é a base económica da Região.
Numa quantificação de fluxos e trocas comerciais, o relatório indica que nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, o peso do ramo dos transportes está, naturalmente, associado à sua natureza insular. No caso da Madeira, esse sector representa 598 milhões de euros de produção total e 417 milhões de euros do total de exportações.
No retrato económico e comercial, o sector do alojamento e restauração destaca-se claramente, "reflectindo o enorme peso do setor do turismo na região". No Top 10 dos produtos importados temos Alojamento e restauração; Produtos alimentares, bebidas e tabaco; Serviços financeiros e seguros; Transporte e armazenagem; Venda por grosso e a retalho; reparação de veículos e motociclos; Telecomunicações; Serviços administrativos e de apoio; Serviços jurídicos, de contabilidade, gestão, arquitetura e engenharia; Produtos de coque e refinados petrolíferos; e Produtos de borracha e plástico.
No 'pódio' referente aos produtos exportados, também o alojamento e restauração encontra-se em primeiro lugar. Segue-se o Transporte e armazenagem e os serviços financeiros e seguros.
A Madeira, em comparação com a média do país, tem maior concentração sectorial nos ramos da Construção e da Administração Pública. O sector das vendas por grosso e a retalho lidera as exportações, especialmente devido ao consumo de não residentes, o que traduz o peso do turismo na região.
Este documento é publicado pelo PlanAPP - Centro de Competências de Planeamento, Políticas e Prospetiva da Administração Pública e baseia-se num modelo desenvolvido pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.