Cerca de 160 alunos da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares recebem formação em primeiros socorros
Decorreu, hoje, na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares (EBSPMA), na Ribeira Brava, a segunda edição da actividade 'Ser socorrido e saber Socorrer', uma iniciativa do Grupo Disciplinar de Biologia daquele estabelecimento de ensino.
Ao longo de toda a manhã desta sexta-feira, cerca de 160 alunos oriundos de nove turmas, do 7.º ao 12.º ano de escolaridade, quer do edifício sede quer do edifício de Campanário, percorreram as diversas estações preparadas pelos docentes, nas quais tiveram oportunidade de aprender/ consolidar procedimentos de suporte básico de vida, em ocorrências nas quais o socorro primário é essencial.
Situações de hemorragia, entorse, luxação e fractura; situações de obstrução das vias aéreas; situações de vítima inconsciente, com particular ênfase para a abordagem às vítimas em PCR (paragem cardiorrespiratória) foram abordadas, de forma prática.
Esta iniciativa, cuja edição inaugural surgiu no ano lectivo passado, decorreu, segundo os responsáveis pela respectiva organização, “de forma muito satisfatória”, que registaram “o entusiasmo e empenho evidenciados pela generalidade dos alunos". Sobressai a mensagem de que "o socorro primário pode fazer toda a diferença e salvar vidas foi acolhida pelos estudantes”.
Por entenderem que "as escolas detêm responsabilidades acrescidas na sensibilização, educação e formação para esta temática que a todos pode afectar", referem que "iniciativas como esta são para repetir, sempre na perspetiva 'um cidadão, um socorrista'”.