Cerca de 120 finalistas da 'Gonçalves Zarco' cumprem tradição da Bênção das Capas
Pela primeira vez na história do estabelecimento de ensino, os alunos escolheram para padrinhos dois funcionários da escola
Esta sexta-feira, dia 24 de Novembro de 2023, os alunos finalistas da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZ) cumpriram a tradição da Bênção das Capas.
O programa teve início às 13 horas, com a recepção, na escola, dos cerca de 120 finalistas, todos vestidos a rigor, seguindo-se a já habitual sessão de fotografias com os familiares, padrinhos, professores, colegas e amigos.
Este ano, pela primeira vez na história do referido estabelecimento de ensino, a escolha dos padrinhos recaiu em dois funcionários, casos de Angelina Jardim e Fernando Silva, "o que de certa forma diz bem dos valores que se vêm cultivando na escola" e do Projecto Educativo 2022/2026, 'Escola de Todos e para Todos', conforme salienta a instituição em comunicado de imprensa.
“Foi tão linda a vossa escolha (...) que nos enche a todos de orgulho. Isso é o sinal de que o nosso trabalho enquanto educadores e formadores vem surtindo efeitos”, reforçou o presidente do conselho executivo, Ricardo Barcelos, citado na mesma nota.
Como também já costume, o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, fez questão de “apadrinhar” a cerimónia e participar na tradicional fotografia de 'família'.
Às 14 horas, na sala de sessões do estabelecimento de ensino, teve início a sessão solene de recepção aos finalistas, momento aproveitado por Ricardo Barcelos, para dirigir ainda aos alunos algumas palavras de reconhecimento e de incentivo. “A força que vos trouxe até aqui pode levar-vos onde quiserem”, bastando, para tal, “trabalharem e lutarem pelos vossos objectivos”, enfatizou o responsável máximo a escola.
Por cortesia dos padrinhos, Angelina Jardim e Fernando Sérgio, seguiu-se um pequeno lanche na varanda externa à sala de sessões, e a oferta de uma pequena lembrança, que antecedeu a saída, em cortejo, em direcção à Igreja da Nazaré, onde o pároco Luís Miguel Lira presidiu à cerimónia da Bênção das Capas dos cerca de 120 finalistas da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.