Portas da Cidade do Funchal acolhem concentração pela paz no Médio Oriente dia 29 de Novembro
No próximo dia 29 de Novembro, data definida pela ONU como Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina, o Núcleo da Madeira do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), em articulação com a União dos Sindicatos da Madeira (USAM) realiza uma concentração de solidariedade para com o Povo da Palestina.
A iniciativa que acontece, pelas 19 horas, no Largo dos Varadouros, junto às Portas da Cidade do Funchal, tem o objectivo "de exigir a paz no Médio Oriente".
"Desde 1978 que a 29 de Novembro é assinalado o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano. Data que marca o Plano de Partilha ou Resolução 181 (II) da ONU, destinado a estabelecer um Estado Árabe e um Estado Judeu em 1947. O plano consistia na partição da parte ocidental do território em dois Estados – um judeu e outro árabe -, ficando as áreas de Jerusalém e Belém sob controlo internacional. A escalada do conflito israelo-palestiniano nas últimas semanas provocou a morte de milhares de palestinianos, na sua grande maioria crianças, mulheres e idosos. É necessário pôr fim a este conflito", salienta a organização em comunicado de imprensa.
O Núcleo da Madeira do CPPC apela ainda à participação da população nesta concentração pela paz no Médio Oriente.
A paz no Médio Oriente só poderá ser alcançada através de uma solução política que respeite os direitos inalienáveis do povo Palestiniano, abrindo caminho à concretização do direito do povo palestiniano a um Estado soberano e independente conforme as resoluções pertinentes da ONU.