Festival Madeira Dig regressa para a sua 19.ª edição de 30 de Novembro a 5 de Dezembro
O Madeira Dig, festival anual dedicado à música ele trónica e experimental, acontece já na próxima semana na costa Oeste da ilha da Madeira.
De 30 de Novembro a 5 de Dezembro acontecerá um conjunto diversificado de actividades repartidas entre a Casa das MUDAS - Museu de Arte Contemporânea da Madeira, o Centro Cultural John dos Passos e a Estalagem da Ponta do Sol.
O Centro Cultural John dos Passos recebe, no dia 30 de Novembro pelas 21:30 horas, o concerto de abertura protagonizado pelo projecto ‘CAGARRA’, projecto colaborativo entre Aires (Bruno Pereira) e Canadian Rifles (Rui P. Andrade), dois músicos madeirenses com carreira internacional na electrónica experimental contemporânea.
Nesse mesmo dia, às 18 horas, é inaugurada a exposição ‘What is Watt?’, projecto artístico interdisciplinar que, desde 2001, reúne um grupo de artistas com o intuito de desenvolverem diversas obras, através de múltiplos usos dos recursos tecnológicos existentes. A exposição reúne as obras de António Barros, António Dantas, Carlos Valente, Celeste Cerqueira, Evangelina Sirgado de Sousa, Hugo Olim, Pedro Pestana e Silvestre Pestana, e estará patente no Centro Cultural John dos Passos até ao dia 5 de Dezembro.
Neste âmbito, Hugo Olim apresentará, ainda, o documentário 'What is Watt?, no dia 3 de Dezembro (domingo) pelas 17 horas.
Quanto aos concertos, estes seguem o seu habitual formato: dois concertos por noite no auditório das MUDAS, com excepção do dia 2 de Dezembro, em que após os concertos individuais de Judith Hamman e Sofia Jernberg, as duas unem-se para apresentarem uma peça colaborativa em estreia mundial.
Terminados os concertos, seguem-se as 'after sessions', na Estalagem da Ponta do Sol, que voltam a incluir, tal como na edição do ano passado, uma 'live-act', desta vez protagonizada por Sidney Valette (FR), bem como a presença dos Glitch Visuals.
No que concerne a nomes consagrados, destaque para Sofia Jernberg, aclamada cantora experimental sueca cujos empreendimentos musicais vão desde o jazz às sinfonias orquestrais e folk tradicional, Alan Licth, Leila Bordreuil e ainda o português Rafael Toral, músico e experimentador lisboeta - auto-descrito como “melódico sem notas, rítmico sem batida, familiar mas estranho, meticuloso mas radicalmente livre” - e o acordeonista Mario Batkovic, músico versátil e inventor dos seus próprios instrumentos.
Os bilhetes podem ser adquiridos no sítio www.madeiradig.com ou à entrada do evento pelo valor de 20 euros (bilhete diário). O acesso ao Centro Cultural John dos Passos para os concertos a decorrer e a exposição patente, bem como às 'after sessions' na Estalagem da Ponta do Sol é livre, mediante a capacidade do espaço.