Câmara de Lobos participa no 'Desafio das Cidades Inteligentes' em Bruxelas
Evento reúne 200 líderes de cidades e empresas de toda a Europa, que apresentarão os seus planos e medidas de prossecução do Pacto Ecológico Europeu
O vice-presidente da autarquia de Câmara de Lobos, Leonel Silva encontra-se a participar no 'Desafio das Cidades Inteligentes', que decorre, hoje e amanhã, em Bruxelas.
A Conferência de Estratégia é o primeiro evento presencial do ICC-Intelligent Cities Challenge (edição 2022-2025), reunindo cerca de 200 líderes de cidades e partes interessadas de empresas das cidades centrais e mentoras do ICC, especialistas em desenvolvimento urbano e transição, fornecedores de soluções tecnológicas verdes e digitais, académicos e a Comissão Europeia.
O evento de dois dias é organizado no Egg, em Bruxelas, a 23 e 24 de Novembro de 2023. O primeiro dia combina sessões públicas, sessões plenárias e de trabalho para a comunidade ICC. Já o segundo, é dedicado a workshops interactivos e a sessões de trabalho em rede que permitem às partes interessadas do ICC encontrarem-se, apresentarem e racionalizarem as estratégias e os planos de acção das suas cidades e trocarem ideias que alimentarão o lançamento de parcerias do Pacto Ecológico Local.
Os objectivos deste encontro passam por definir o cenário tendo em vista os actuais desafios e desenvolvimentos da UE e afirmar o compromisso da UE de estabelecer parcerias com as cidades na prossecução do Pacto Ecológico Europeu e do Plano Industrial do Pacto Ecológico Europeu.
A autarquia insular destaca igualmente que este encontro "permitirá também o estado actual da estratégia do PEL- Pacto Ecológico Local (Local Green Deals em inglês) de Câmara de Lobos, incluindo o feedback de formadores de PEL e especialistas do sector sobre como tornar a estratégia e o plano de acção de LGD de uma cidade adequados para começar a desenvolver parcerias".
Quanto à participação vice-presidente Leonel Silva, esta "permitirá identificar casos de elevado impacto para parcerias e iniciar o diálogo com cidades mentoras e pares sobre a estratégia PEL e conhecer experiências de implementação que possam ser adaptadas à realidade do concelho", refere um comunicado da executivo local.
Segundo Leonel Silva, citado na mesma nota, “a participação de Câmara de Lobos neste projecto europeu é uma oportunidade decisiva para estabelecer parcerias com outros municípios europeus para partilha de boas práticas; e sobretudo para capacitar a autarquia e o município para a transição verde e digital. Através deste projeto pretende-se dinamizar grupos de ação local para tendo em vista a transição do concelho para o European Green Deal”, rematou.