Funchal nunca teve tantos dias acima dos 30ºC em Outubro como neste ano
O extremo da temperatura máxima foi registado no dia 10, no norte da ilha da Madeira: 36,4 °C em São Vicente
A temperatura máxima diária no Funchal ultrapassou os 30 °C em dez dias do mês de Outubro, sendo que 9 foram consecutivos. Este foi o período quente mais longo na capital madeirense desde que há registos meteorológicos na Madeira.
A Direcção Regional de Estatística da Madeira (DREM) divulga hoje uma síntese dos principais dados meteorológicos do mês de Outubro de 2023, actualizando em simultâneo o respetivo 'Dashboard' que pode consultar aqui. Esta informação é cedida pela Delegação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na Região Autónoma da Madeira.
Naquele mês, a temperatura média mais elevada (25,1 °C) foi registada em 2 estações (Funchal/Observatório e Lugar de Baixo) e a temperatura média mais baixa foi verificada na estação do Pico do Areeiro (15,1 °C).
Comparativamente às normais climatológicas, todas as estações para as quais foi possível disponibilizar esta informação (7 estações) apresentaram valores superiores, destacando-se o Santo da Serra com +6,9 °C de desvio face à normal dessa estação.
No que respeita às temperaturas máxima e mínima do ar registadas no último mês, os extremos foram registados nas estações de São Vicente (36,4 °C no dia 10) e do Pico do Areeiro (3,5 °C no dia 23).
Na estação do Funchal/Observatório, situada no Lazareto, a temperatura máxima ultrapassou os 30 °C em 10 dias do mês, sendo 9 consecutivos. A DREM assinala que "desde que há registos meteorológicos na Madeira, este foi o período mais longo, com temperatura máxima acima dos 30 °C", verificando que "apenas em 4 estações (Porto Santo, Pico Alto, Chão do Areeiro e Pico do Areeiro) não se registaram quaisquer dias em Outubro de 2023 com temperaturas superiores a 30 °C".
Precipitação abaixo do normal nas serras do Funchal
O mês que marca o início do Outono andou também 'baralhado' no que diz respeito à chuva. Em comparação com a normal climatológica 1961-1990 do mês de Outubro, destaca-se para a estação do Chão do Areeiro uma anomalia negativa da ordem dos 67,4 mm. Santa Catarina/Aeroporto destacou-se com a maior anomalia positiva em relação à normal (29,0 mm).
O valor mais elevado de precipitação foi registado na estação meteorológica do Chão do Areeiro (240,0 mm). Contrariamente, o valor mais baixo foi registado no Funchal/Lido (49,3 mm). No dia 22, observou-se o maior valor de precipitação diária na estação do Chão do Areeiro (108,4 mm).
Analisando os dias com precipitação (dias com chuva, chuvosos e muito chuvosos), conclui-se que o máximo de dias com chuva (dias com 0,1 mm de precipitação ou mais) foi registado na estação de Santana (18 dias), sendo que no caso dos dias chuvosos (dias com 1,0 mm de precipitação ou mais) foi a estação do Pico do Areeiro a registar o maior valor (10 dias).
Em relação ao número de dias muito chuvosos (dias com 10 mm de precipitação ou mais), as estações de Santana e do Pico do Areeiro, registaram 5 dias.
Relativamente à humidade relativa do ar, os valores médios mensais variaram entre 50%, na Quinta Grande e 82% em São Jorge. O valor mínimo diário (2%) foi registado na estação da Quinta Grande, em 7 dias daquele mês, e o valor máximo (100%) foi atingido em 10 estações, em diferentes dias de Outubro.
Maior rajada de vento foi registada no Chão do Areeiro e atingiu os 138 km/h
Eentre as 16 estações com anemómetro, foi na estação do Chão do Areeiro que se registou a maior intensidade média do vento (18,2 km/h), por outro lado, foi na estação do Monte/Quinta Jardins do Imperador que se registou a média mais baixa (4,6 km/h). A maior rajada do vento foi registada no dia 21 no Chão do Areeiro (138 km/h).