Resgatadas 289 pessoas do mar próximo de Fuerteventura e Gran Canária
As equipas de socorro resgataram do mar entre a noite de quinta-feira e a madrugada de hoje 289 pessoas de origem subsaariana que navegavam em quatro barcos perto de Fuerteventura e Gran Canária, em Espanha.
Entre a noite de quinta-feira e hoje foram resgatados quatro grupos, compostos por 60, 81, 66 e 82 pessoas, que foram salvas pelos navios Guardamar Concepción Arrenal, Salvamar Izar e Guardamar Caliope, cujas tripulações os levaram para Puerto del Rosario, no caso dos dois primeiros, Gran Tarajal e Arguineguín.
O Concepción Arenal localizou às 22:54 de quinta-feira um barco com 60 pessoas (56 homens e quatro mulheres) e, horas depois, às 01:48, um outro no qual viajavam 81 homens. Foram todos resgatados e conduzidos ao porto da capital Fuerteventura (Puerto del Rosario).
Pelas 20:15, o Izar assistiu um terceiro barco ocupado por 66 pessoas (56 homens e dez mulheres), acabando por desembarcá-los em Gran Tarajal, a sudeste de Fuerteventura.
Às 03:25 de hoje, o Guardamar Caliope resgatou um quarto grupo composto por 82 pessoas (71 homens e onze mulheres), que levou para a doca de Arguineguín, a sudoeste de Gran Canaria, conforme explicaram hoje fontes do salvamento marítimo.