Ponta do Sol presente no 9.º Encontro Cidades e Vilas Resilientes
O município da Ponta do Sol, através da sua presidente Célia Pessegueiro, está presente no 9.º Encontro Cidades e Vilas Resilientes, que se realiza entre os dias 22 e 24 de Novembro, em Amadora, Cascais e Odivelas. Segundo nota da autarquia, a participação neste encontro tem como objectivo "participar activamente no incremento de políticas de segurança para o concelho da Ponta do Sol".
O município da Ponta do Sol aderiu, em 2021, à Rede de Cidades Resilientes e à Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes (PNRRC), "com vista à consolidação de uma estratégia de redução local do risco de catástrofes e incremento da resiliência no concelho".
“Considerando a orografia do nosso concelho e o impacto cada vez mais visível das alterações climáticas é fundamental implementarmos estratégias de adaptação que antecipem os efeitos adversos”, sublinha Célia Pessegueiro, citada em comunicado de imprensa.
“Através da participação neste fórum e no trabalho em rede com outros Municípios e peritos nas áreas da emergência, segurança, economia, transportes, comunicações, educação, agricultura, florestas, investigação científica, entre outras, será possível a implementação das melhores práticas inovadores de salvaguarda das pessoas e dos seus bens para a Ponta do Sol”, conclui a presidente da câmara.
A Rede das Cidades Resilientes também designada programa 'Cidades Resilientes das Nações Unidas em Portugal' tem como objectivo reduzir o risco com enfoque na prevenção, antecipar a incerteza e ameaça e resistir ao desastre, através de melhor socorro e rápida recuperação.