Funchal hasteou a Bandeira Verde ECOXXI 2023
O galardão distingue as boas práticas ambientais de sustentabilidade do Município
A vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, hasteou, hoje, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Funchal, a Bandeira Verde ECOXXI 2023, um galardão que, conforme referiu, reconhece "as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas no município".
Nádia Coelho salientou que a distinção assenta “na educação no sentido da sustentabilidade” e “na qualidade ambiental”, sublinhando que “o prémio, não simboliza apenas as boas práticas ambientais e sustentáveis levadas a cabo pelo município do Funchal, mas também reflete o trabalho realizado por todos os departamentos em prol da comunidade local”.
Durante a cerimónia, que contou com a presença dos colaboradores da autarquia, a vereadora enalteceu o “trabalho” e também toda a “disponibilidade” que estes dedicaram no preenchimento desta candidatura, que fez do município do Funchal o único da Região Autónoma da Madeira a receber esta distinção.
O ECO XXI é uma iniciativa promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) desde 2006, que pretende valorizar a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental dos municípios Portugueses.
Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este programa avalia a prestação dos municípios, reconhecendo como eco municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, politicas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.
Esta é mais uma das acções levadas a cabo pelo município do Funchal no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre até sexta-feira.