IEM apoia 35 estágios profissionais na área da tecnologia
Miguel Albuquerque visita amanhã o Centro de Inteligência Artificial da Madeira, onde decorrem os estágios
O Instituto de Emprego da Madeira está a desenvolver programas de estágios profissionais em entidades privadas para a concretização de projetos de interesse estratégico. O objectivo é a dinamização do investimento empresarial da Região, associado a actividades que diversifiquem a base económica regional e criem emprego qualificado.
O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, visitará pelas 16 horas desta quarta-feira, 22 de Novembro, as instalações do Centro de Inteligência Artificial da Madeira, na Ribeira da Boaventura, em Santa Cruz, onde contactará com alguns dos beneficiários da medida colocados em duas entidades privadas ali instaladas, a Tracer Al Europe, Unipessoal Lda. e a Datamentors Unipessoal Lda.
Os projectos de interesse estratégico prevêem a concretização de estágios com a duração de 12 meses por parte de jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos (inclusive), e com qualificação entre o nível 4 a 8 do Quadro Nacional de Qualificações.
Em nota emitida, a Presidência do Governo Regional explica que, actualmente, encontram-se a beneficiar da medida de emprego duas entidades privadas com projectos na área de capacitação digital e da utilização de inteligência artificial, tendo já integrado 35 jovens.
Os estágios em curso têm por objectivo dotar dezenas de jovens (recém) licenciados nas áreas da Gestão, Economia, Matemática, Engenharias e Finanças de (novas) competências digitais nos domínios da Engenharia de Dados e Software, Machine Learning e análise de dados, no novo Centro de Inteligência Artificial.
Através da Tracer Al Europe, Unipessoal Lda. concluiu-se os estágios de um grupo composto por 19 estagiários e foi efectivada a contratação de 15 participantes. Através da Datamentors Unipessoal Lda. encontram-se outro grupo de 16 estagiários cujos projectos de estágio terminam a 14 de Dezembro.
Para além do apoio financeiro atribuído pelo Instituto de Emprego da Madeira (IEM), cofinanciados pelo FSE, ao abrigo do programa de emprego Estágio Profissional em entidades privadas, o Instituto de Emprego da Madeira também se responsabilizou pela seleção dos jovens que integram os projetos em curso, trabalhando em parceria com as empresas para que os potenciais estagiários tenham acesso à informação através de sessões coletivas onde foram explicados os objetivos do projeto, bem como as perspectivas de empregabilidade uma vez terminado o estágio, e respetivas progressões de carreira. Presidência do Governo Regional