Portugal soma primeira derrota no apuramento para o Euro2025 de sub-21
Madeirense Henrique Araújo foi titular e jogou na primeira parte
A selecção portuguesa de futebol de sub-21 averbou hoje a primeira derrota na fase de qualificação para o Euro2025 da categoria, ao perder por 2-1 na visita à Grécia, em jogo do Grupo G, realizado em Tripoli.
Portugal esteve na frente do marcador, com um golo de Francisco Conceição, aos 30 minutos, mas Tzolis repôs a igualdade logo de seguida, aos 31, antes de Panagidis completar a reviravolta helénica, aos 50.
A seleção comandada por Rui Jorge vê, assim, chegar ao fim um percurso de 21 partidas seguidas sem qualquer derrota em fases de apuramento para campeonatos da Europa, sendo que o último desaire remontava a 11 de outubro de 2019, frente aos Países Baixos, na qualificação para o Euro2021.
Apesar da derrota, Portugal mantém-se na liderança do Grupo G, com 12 pontos, mais um do que a Grécia, segunda, com 11 em seis partidas, enquanto a Croácia, que hoje bateu a Bielorrússia por 1-0, é terceira colocada, com 10 em quatro encontros. Seguem-se Ilhas Faroé, com sete pontos, Andorra e Bielorrússia, ambas com três.
Equipas:
- Grécia: Tzolakis, Kryparakos, Konstantopoulos, Kostis, Kitsos, Karamperis, Kourfalidis (Metaxas, 78), Darelas, Panagidis (Panagiotou, 64), Tzolis e Niarchos (Zouglis, 56).
(Suplentes: Sgouris, Panagiotou, Metaxas, Liatsos, Zouglis, Belevonis, Koytentakis, Chrysopoulos e Apostolopoulos).
Selecionador: Nikolaos Papadopoulos.
- Portugal: Samuel Soares, Rodrigo Gomes (Tomás Esteves, 82), Tomás Araújo, Renato Veiga, Rafael Rodrigues, Vasco Sousa (Mateus Fernandes, 46), João Marques (Pedro Santos, 73), Paulo Bernardo, Francisco Conceição, Tiago Morais (Fábio Silva, 61) e Henrique Araújo (Tiago Tomás, 46).
(Suplentes: João Carvalho, Tomás Esteves, Mateus Fernandes, Bernardo Folha, Carlos Borges, Eduardo Quaresma, Pedro Santos, Fábio Silva e Tiago Tomás).
Selecionador: Rui Jorge.
Árbitro: Nikola Popov (Bulgária).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Henrique Araújo (39), Niarchos (44), Panagidis (64), Panagiotou (88) e Tiago Tomás (89).