PAN vai assinalar 25 de Novembro e os 16 dias de activismo
O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) está a organizar uma conferência intitulada 'E se fosse um homem?'.
O objectivo passa por assinalar o dia 25 de Novembro - Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres - e os respectivos 16 dias de activismo, que terminam a 10 de Dezembro, com o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A conferência vai decorrer na Assembleia Legislativa da Madeira, no próximo dia 27 de Novembro, pelas 14 horas.
Esta data tão importante foi implementada pelas Nações Unidas com o objectivo de alertar para as diferentes violências a que as mulheres estão sujeitas e o longo caminho pela luta por direitos iguais. Na Madeira temos um longo caminho a percorrer nas matérias da igualdade de género, sendo essencial promover momentos de diálogo e discussão em torno destes assuntos. Para nós só faz sentido promovendo a troca de ideias, entre profissionais de diferentes áreas e por isso temos oradoras que são ou foram deputadas, que estão ou estiveram em cargos políticos, da área da comunicação, representantes de associações e de entidades com responsabilidades nestas áreas. Mónica Freitas, deputada PAN
O partido explica que a iniciativa contará com dois painéis de oradoras mulheres, o primeiro painel de modo a abordar qual o papel das mesmas em cargos de decisão, que espaço e voz lhes é dada, partilhando experiências e reflexões pessoais.
O segundo painel sobre o caminho que tem vindo a ser percorrido na luta por direitos e iguais oportunidades, o papel das associações e demais entidades de terreno e quais as lacunas existentes.
"As oradoras são mulheres de diferentes áreas e que representam diferentes partidos políticos, numa perspectiva de diálogo e troca de ideias, sendo um evento aberto ao público mas da qual é obrigatório inscrição", revela o PAN.