Novos regulamentos vão reduzir horário de funcionamento na Zona Velha
Em 2024, a Câmara Municipal do Funchal prevê colocar em marcha os novos regulamentos municipais, nomeadamente do ruído e do alojamento local, procurando disciplinar áreas que têm gerado alguma contestação.
A questão do ruído, Pedro Calado apontou para o próximo ano a revisão dos horários dos estabelecimentos da Zona Velha da cidade, ainda que não se tenha comprometido, para já, com uma determinada hora para o encerramento de bares e similares, de modo a conjugar com o novo dinamismo da cidade, não preterindo a habitação no centro do Funchal. Certo é que, no seu entender, terá de ser "uma hora razoável".
"Nós estamos a fazer esse levantamento já há algum tempo. Tem demorado porque temos tentado ouvir todas as partes. Naturalmente quando se fala numa cidade mais dinâmica, é preciso perceber que a cidade está a crescer, que a cidade tem desenvolvimento económico, a Zona Velha está a ser recuperada, os prédios devolutos, que estavam ao abandono, estão a ser adquiridos e estão a ser recuperados", constatou Pedro Calado, salientado a necessidade de conjugar toda esta dinâmica, num "equilíbrio de vontades", permitindo o crescimento da economia e o sossego das pessoas aque residem nessas áreas.
O regulamento do ruído visa "reduzir um bocadinho os limites de funcionamento de alguns estabelecimentos nocturnos, sobretudo na Zona Velha", resumiu o presidente da Câmara Municipal do Funchal.
Pedro Calado não esqueceu a nova realidade, onde as unidades hoteleiras existem, também, no centro da cidade, factor que entra, também, nesse "equilíbrio".