“Estes prémios enchem-nos de orgulho”
Disse Francisco Clode
Na cerimónia de descerramento da placa de bronze atribuída pela Comissão Europeia e Europa Nostra, Francisco Clode, director de Serviços de Património da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, realçou que estes prémios permitem verificar que a Europa reconhece a “dignidade e o empenho no trabalho” realizado nos tectos durante o período da pandemia.
“Estes prémios enchem-nos de orgulho pela forma como a Europa reconheceu a dignidade e o empenho no trabalho da restauração”, disse.
Também Sofia Moureira Sousa, representante da Comissão Europeia em Portugal, enalteceu o trabalho realizado afirmando que permitirá “ajudar a criar um futuro sustentável, inclusivo, bonito e apelativo para todos”.
Sneška Quaedvlieg-Mihailović, representante-geral da Europa Nostra, apontou o “estilo único” da Catedral do Funchal que permitiu destacar-se dos restantes projectos que se inscreveram para o prémio. "A vossa inscrição, a conservação dos tectos mudéjares da Catedral do Funchal, destacou-se das outras", disse Sneška, acrescentando que este trabalho permitiu passar uma "poderosa mensagem" de conservação da herança cultural.