Chega ressalva papel da Liga Contra o Cancro na "humanização do doente oncológico"
O Chega elogiou o trabalho da Liga Portuguesa Contra o Cancro, sublinhando que esta é uma instituição amplamente merecedora do respeito e carinho que tem recebido da sociedade madeirense. O grupo parlamentar do partido visitou a Delegação da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no Funchal.
“O que mais levo e destaco desta visita é o quadro de valores que estão na base da acção da Liga, nomeadamente a sensibilidade, equidade, ética, respeito e, acima de tudo, o enorme sentido de compromisso que a instituição e todos os que dela fazem parte têm para com a causa oncológica, que é, cada vez mais, uma causa de todos nós, pois nenhum de nós está isento deste problema, que continua a ceifar a vida de milhares de pessoas todos os anos", frisou Celestino Sebastião.
O partido defendeu a necessidade de urgente da sociedade, como um todo, "reconhecer e defender a humanização do doente oncológico, criando canais que permitam a sua integração, sem nunca comprometer o apoio diferenciado que ele e a sua família necessitam por via das circunstâncias que enfrentam".
Celestino Sebastião admite que o caminho a percorrer ainda é longo e exige a colaboração de todos, sem excepção. “Há ainda muito trabalho para fazer em várias frentes, entre as quais divulgar informação sobre o cancro, promover a educação para a prevenção, apoiar a formação e a investigação em oncologia e desenvolver estruturas para o tratamento e reabilitação", disse o deputado.