Capitania prolonga aviso de agitação marítima forte
A Capitania do Funchal actualizou o aviso de agitação marítima forte em vigor na Madeira, estendendo o alerta até às 18 horas desta sexta-feira.
A nota assinada pelo capitão-de-mar-e-guerra Rui Manuel Rodrigues Teixeira avança a situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima recebida do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê vento do quadrante "Norte/Noroeste moderado a fresco, tornando-se gradualmente Norte/Nordeste, diminuindo para bonançoso a moderado a partir do meio da manhã". A visibilidade será "boa a moderada". Enquanto para a ondulação, na Costa Norte teremos ondas de "Noroeste com 3 a 4 metros de altura, aumentando gradualmente para 4 a 5,5 metros". Na Costa Sul teremos ondas do quadrante "Oeste/Sudoeste com 1 a 1,5 metros de altura, aumentando gradualmente para 1,5 a 2,5 metros de altura".
Ondas até 10 metros esperadas este domingo ‘no mar do Norte’
Depressão Domingos passa no fim-de-semana pela Madeira "sem severidade"
"Recomenda-se aos proprietários e armadores das embarcações que adotem as devidas precauções por forma a garantirem a segurança das mesmas", lê-se na nota da capitania, que acrescenta como medidas a tomar, o reforço da amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas; evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de protecção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda; e, por fim, a não prática da actividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras".