DNOTICIAS.PT
Madeira

BE exige respostas sobre ruptura de medicamentos no SESARAM

None

O BE diz ter recebido, da parte de vários utentes do SESARAM, várias queixas relativamente à ruptura de stock de medicamentos na Farmácia do Hospital Dr. Nélio Mendonça.

“Com efeito, vários utentes do SESARAM vêm denunciando a escassez de medicação naquela Farmácia e, mais recentemente, a falta de determinados medicamentos para garantir o indispensável tratamento das suas patologias”, lê-se na nota de imprensa enviada esta tarde.

A ruptura de stock referido atinge, sobretudo, doentes oncológicos, pessoas com doenças autoimunes e doentes infetados com o HIV. “Esta situação é cíclica, ocorrendo com alguma frequência, causando interrupções nos tratamentos, o que nos leva a questionar acerca de eventuais consequências, no que concerne ao agravamento dos problemas de saúde das pessoas”, aponta ainda o BE.

Nesse sentido, o Deputado do BE na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, endereçou, através do Parlamento, ao membro do Governo Regional com a pasta da Saúde, as seguintes questões:

1.      Quais os medicamentos em falta na Farmácia do Hospital Dr. Nélio Mendonça e em que patologias são utilizados?

2.      Quais as causas de tais ruturas e o que tem feito o Governo Regional para solucionar esta situação?

3.      Em que medida as ruturas de stock em alguns medicamentos, implicando a interrupção dos tratamentos, agravam o estado de saúde dos utentes?