Porto Santo recebe sessão de esclarecimento sobre o problema do escaravelho nas palmeiras
Esta quinta-feira realizou-se no auditório do centro cultural e de congressos do Porto Santo uma sessão de esclarecimento sobre a doença provocada pelo escravelho.
Conforme é já do conhecimento geral, existem várias palmeiras na ilha dourada em que foram detectados escaravelhos.
O problema já está a ser monitorizado pelo IFCN.
A palestrante na sessão de esclarecimento foi a engenheira Natália Nunes que adiantou ao DIÁRIO que “esta sessão é para dar a conhecer a natureza do insecto e para que as pessoas conheçam e estejam alerta”.
E como podem as pessoas actuar se for caso disso? Natália Nunes adiantou que “numa primeira fase podem dar conhecimento às autoridades", uma vez que já estão a sinalizar todas aquelas palmeiras 'potencialmente suspeitas', "porque só indo ao local, é que nos conseguimos confirmar".
A palestrante adiantou ainda que, não obstante os problemas, “não há muitas palmeiras atingidas pelo escaravelho”, e que “sim, existe solução, não temos uma janela temporal muito alta, é muito pequenina, mas ainda há”.
Estiveram presentes na sessão de esclarecimento, no auditório do centro cultural e de congressos do Porto Santo, Manuel Filipe do IFNC, o presidente da câmara, Nuno Batista, Roberto Silva, adjunto da secretaria regional das finanças, Fátima Silva, presidente da assembleia municipal, a presidente da junta de freguesia local, a deputada Carla Rosado e ainda outas entidades civis e militares.