Iniciativa Liberal questiona Saúde sobre inoperacionalidade da câmara hiperbárica
O Iniciativa Liberal questionou o secretário regional de Saúde e Protecção Civil sobre a inoperacionalidade da câmara hiperbárica do Hospital Dr. Nélio Mendonça. De acordo com o partido, a mesma está sem funcionar há cerca de 1 mês devido à perda de certificação, uma vez que lhe faltam uns componentes para que possa voltar a funcionar.
"Chamamos a atenção para o facto de esta Câmara não ter sido utilizada na recuperação de intoxicados por fumo, aquando dos recentes incêndios, por se encontrar inoperacional", indica o Iniciativa Liberal.
Num comunicado assinado por Nuno Morna, o partido explica as funcionalidades deste equipamento, nomeadamente no que respeita ao tratamento de infecções graves; bolhas de ar nos vasos sanguíneos; feridas que persistem em não cicatrizar devido a diabetes ou lesões por radiação; problemas respiratórios por intoxicação.
"Numa câmara de oxigenoterapia hiperbárica, a pressão do ar aumenta, chegando a ser 2 a 3 vezes superior à pressão normal. Nessas condições, os pulmões coletam muito mais oxigênio do que seria possível, ajudando no tratamento das diferentes patologias, não só porque é uma ajuda extra para combater bactérias, mas também porque desencadeia a libertação de substâncias chamadas fatores de crescimento e células-tronco, que promovem a cura", explica.