Número incerto de madeirenses afectados em Jersey pelo mau tempo
Mayor de Saint Helier, Simon Crowcroft, não se quis pronunciar
A tempestade Ciarán já está a fazer muitos estragos na Europa, principalmente em França e Inglaterra. Sendo Inglaterra um país conhecido pela sua larga comunidade madeirense, maioritariamente residente em Jersey, o DIÁRIO questionou o mayor da capital, Saint Helier, que se encontra de visita à Região, sobre o impacto da situação no terreno.
Simon Crowcroft não se quis pronunciar sobre o assunto porque diz não ter informações sobre os danos causados à comunidade. Já um elemento da comitiva contou ao DIÁRIO que várias famílias estão desalojadas e já foram transferidas para um local seguro. No entanto, não consegue determinar nem diferenciar se são madeirenses. Referiu ainda que estão sempre em contacto com as autoridades.
O mayor da cidade de Saint Helier, Simon Crowcroft, está de visita à Madeira e está a acompanhar o evoluir da situação com as autoridades de Jersey.
Segundo o que apuramos algumas famílias da comunidade madeirense na ilha Guernsey também sofreram danos nas casas devido à tempestade Ciarán.
Vários emigrantes relataram diversas situações, como por exemplo de telhados que voaram, janelas que se estilhaçaram e vedações danificadas.
As escolas e diversos serviços continuam fechados, bem como o aeroporto de Guernsey.
*Trabalho executado pela estagiária Bruna Jardim com supervisão do subdirector Roberto Ferreira e colaboração de Eugénio Perregil.