Comunidade de Jersey afectada pela passagem do Ciarán
A comunidade madeirense foi afectada pela tempestade em Jersey. Segundo o que um emigrante madeirense, natural do Curral das Freiras, relatou ao DIÁRIO de Notícias (Madeira), uma das zonas mais afectadas foi Saint Clement, onde vivem muitos madeirenses.
O emigrante disse que tem conhecimento que algumas casas de emigrantes ficaram com vidros partidos e noutras o telhado voou, mas não sabe dizer se foi por completo. Só agora de manhã é que vai perceber a dimensão dos danos causados. Até ao momento não conseguimos apurar se há emigrantes madeirenses desalojados.
Os habitantes da Ilha de Jersey acordaram esta manhã com a devastação provocada pela tempestade Ciarán, que já hospitalizou 3 pessoas e mais de 50 pessoas desalojadas e casas evacuadas com os ventos a atingir 160 km/hora.
Ao que o DIÁRIO de Notícias (Madeira) apurou, e segundo a Polícia de Jersey, há pelo menos três pessoas no hospital e dezenas foram transferidas para hotéis, enquanto a tempestade Ciarán atinge a ilha com ventos com a intensidade de um furacão.
Há várias famílias de emigrantes atingidas, os telhados foram arrancados de edifícios, inclusive de uma propriedade comercial da Rue des Pres e há relatos de que as casas Victoria Cottage sofreram graves danos.
Também há outros relatos, mas ainda não confirmados, de que o Leste da ilha foi atingido por um tornado esta madrugada.
Já a zona de Gloucester Street foi fechada devido a preocupações com o telhado do Hospital que levantou. Um madeirense a viver em Jersey referiu que dizem que o telhado do supermercado da M&S Saint Clement voou, mas até ao momento não pudemos confirmar.
O que o DIÁRIO de Notícias (Madeira) sabe é que a Gloucester Street será fechada nos próximos 10 a 15 minutos, pois há algumas preocupações sobre uma área do telhado do hospital localizado no centro da cidade de Saint Helier. Nesta noite foram realojados 29 adultos e 6 crianças e 7 animais em hotéis, mas este número pode aumentar com o evoluir da gravidade da situação.
Também são dezenas de árvores que caíram e várias foram ao longo da Estrada Bagatelle, em Saint Saviour, e por isso, são várias estradas que estão intransitáveis neste momento. Alguns emigrantes madeirenses relataram que várias famílias madeirenses sofreram danos com esta tempestade.