Esperadas mais de três centenas de atletas no Trail de Câmara de Lobos
Conheça a agenda desta quinta-feira, que inclui a apresentação desta prova, às 11 horas, momento aproveitado pela organização para destacar as novidades deste ano
A X edição do Trail de Câmara de Lobos acontece no dia 18 de Novembro, mas apresentação desta prova que conta já mais de uma década de existência terá lugar hoje, pelas 11 horas, na baía de Câmara de Lobos.
São esperadas mais de três centenas de atletas, nesta que é a segunda prova a pontuar para o calendário ‘Madeira Trail’, promovido pela Associação de Atletismo da Região, tendo como primeiro desafio a ADN Race da Ponta do Sol, no dia 5 de Novembro.
Ao DIÁRO, Juvenal Faria, da Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra, que em conjunto com a Associação Cultural e Recreativa do Estreito torna possível este evento desportivo, deu conta de algumas novidades da edição deste ano, onde se destaca uma nova corrida, com 14,5 quilómetros e partida da baía de Câmara de Lobos.
Entre as alterações desta X edição, nota, também, para uma das provas que tem partida do Jardim da Serra, com um total de 6,5 quilómetros.
As duas maiores corridas do evento têm 24 e 44 quilómetros, respectivamente com 1.790 metros e 3.100 metros de desnível positivo.
O presidente do principal clube do Jardim da Serra revela, também, que os temporais que ultimamente têm afectado a Madeira têm deixado marca nos trilhos por onde passam as quatro corridas desta prova. Nos últimos dias, as equipas de limpeza, com atletas e colaboradores dos clubes organizadores, têm estado no terreno a fazer limpezas e a repor a segurança necessária para que a prova decorra sem sobressaltos. As muitas árvores caídas e algumas secções do trilho danificadas têm exigido uma intervenção mais musculada.
Pelo contrário, os incêndios que consumiram uma considerável área florestal na freguesia do Jardim da Serra não comprometeram nenhuma secção dos percursos.
As inscrições para o X Trail de Câmara de Lobos terminam no próximo dia 7 de Novembro.
Mas a agenda desta quinta-feira tem outros eventos que podem ser do seu interesse. Saiba quais:
Política e sociedade:
- 9h30 – tem início a reunião semanal da Vereação da Câmara Municipal do Funchal;
- 10h30 – José Manuel Rodrigues recebe, em audiência, na Assembleia Legislativa da Madeira, a direcção do Coro de Câmara da Madeira, liderada por José Júlio;
- à mesma hora, Ireneu Cabral Barreto recebe a Embaixadora do Reino da Dinamarca, Maria Tairp, no Palácio de São Lourenço;
- também neste horário, o JPP promove uma iniciativa política, no parlamento regional;
- 12 horas - Miguel Albuquerque visita as obras de construção, iniciadas esta semana, dos túneis da nova ligação entre as Quebradas e o Amparo;
- 15 horas – missa presidida pelo Bispo do Funchal, D. Nunos Brás, na capela do Cemitério de São Martinho, para assinalar o Dia de Todos-os-Santos, celebrado a 1 de Novembro, e o Dia dos Fiéis Defuntos (ou Dia de Finados), que hoje tem lugar;
- 15 horas – o Iniciativa Liberal promove uma iniciativa política junta às Grutas de São Vicente, referindo-se ao problema que afecta este espaço da responsabilidade da Câmara Municipal local;
Cultura e espectáculos:
16h00 – apresentação pública do projecto ‘Machico a Pontear’, promovido pela Associação Musical e Cultural Xarabanda, com o obejctivo de realizar alguns concertos no concelho, nomeadamente com cordofones madeirenses, trazendo-os a Machico;
Carolina Rodrigues , 31 Outubro 2023 - 18:16
18h00 - apresentação dos ‘Cadernos da Paz’, que desenvolvem reflexão sobre a guerra colonial que Portugal desencadeou em África entre 1961 e 1974. O momento contará com Graça Alves e o General Pedro Pezarat Correia. A apresentação terá lugar na sala da Assembleia Municipal do Funchal;
Noites de 'quiz night' no MadeiraShopping
O MadeiraShopping vai desafiar os seus visitantes para quatro sessões de 'quiz night', durante as próximas quartas-feiras 11, 18 e 25 de Outubro e na quinta-feira 2 de Novembro.
21 horas – decorrerá a última sessão do 'quiz night', no MadeiraShopping.
Efemérides
Mas o dia 2 de Novembro tem ficado maracado por vários acontecimentos ao longo dos anos. Saiba que efemérides mais se destacam:
1866 - Início da Questão Coimbrã com a carta de Antero de Quental a António Feliciano de Castilho "Bom Senso e Bom Gosto", oposição "ao escândalo inaudito duma literatura desaforada".
1917 - É publicada a Declaração Balfour sobre a Palestina.
1930 - A empresa Du Pont anuncia o fabrico da primeira borracha sintética.
1956 - A Hungria renuncia ao Pacto de Varsóvia e apela à ONU para enfrentar a invasão soviética. A URSS veta o pedido no Conselho de Segurança.
1972 - A Assembleia Geral da ONU reconhece a legitimidade da luta armada pela independência nos territórios sob administração portuguesa.
1983 - É publicado o diploma que enquadra o "lay-off", suspensão do contrato de trabalho e redução temporária dos períodos de trabalho.
2005 - Portugal e Moçambique chegam a acordo sobre a entrega do controlo da gestão da barragem de Cahora Bassa ao país africano.
2007 - Mais de 70 países apoiam um projeto de resolução na Assembleia Geral da ONU apelando a uma moratória sobre as execuções, com o objetivo de abolir totalmente a pena de morte.
2011 - O tribunal superior britânico recusa o recurso do fundador do portal WikiLeaks, Julian Assange, contra um pedido de extradição das autoridades suecas por alegações de violação.
2012 - Alberto João Jardim vence as eleições internas no PSD-Madeira, que disputou com o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Albuquerque, por 53 por cento contra 47.
2017 - A juíza da Audiência Nacional espanhola decreta, em Madrid, a prisão incondicional para oito ex-ministros regionais da Catalunha, entre eles o vice-presidente de Carles Puigdemont.
2018 - Entra em vigor a Lei 45/2018, relativa ao regime jurídico da atividade de transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica, designado transporte em veículo descaracterizado a partir de plataforma eletrónica (TVDE).
2020 - Começa o julgamento do caso do furto e encenação da recuperação do armamento furtado nos paióis nacionais de Tancos. O processo tem 23 acusados, incluindo o ex-ministro da Defesa, Azeredo Lopes, o ex-diretor nacional da Polícia Judiciária Militar Luís Vieira, o ex-porta-voz da PJM Vasco Brazão e o ex-fuzileiro João Paulino, que segundo o Ministério Público foi o mentor do furto.
2021 - Morre, com 90 anos, Carlos Lélis, antigo secretário regional da Educação do Governo Regional da Madeira, e deputado na Assembleia da República nas V e VI Legislaturas, eleito pelo círculo da Madeira, pelo PSD. Foi agraciado pelo Presidente da República, em 2015, com o grau de comendador da Ordem do Mérito.
2022 - O primeiro-ministro, António Costa, recebe em São Bento Olena Zelenska, mulher do chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, a quem reitera "o firme compromisso" de Portugal no apoio à Ucrânia e aos "enormes" desafios com que o país se confronta.
Pensamento do dia
O 'ideal' significa desprezo das vaidades, amor desinteressado da verdade, desdém do fútil, do convencional, boa-fé, grandeza de alma, simplicidade, nobreza, soberano bom gosto e soberaníssimo bom senso. Antero de Quental (1842-91), poeta português