DNOTICIAS.PT
Desporto

Tomás Lacerda e João Olim despedem-se do mundial de SUP Canoe

Foto FPC Ver Galeria
Foto FPC

No derradeiro dia do Campeonato do Mundo de Stand Up Paddling (SUP Canoe) João Olim veio a ser terceiro na final B, enquanto Tomás Lacerda ficou-se pelas semi-finais do race técnico

Os madeirenses Tomás Lacerda e João Olim despediram-se hoje do Campeonato do Mundo de Stand Up Paddling (SUP Canoe) que está a ter lugar em Pattaya na Tailândia, com sortes distintas na prova de race-técnico.

Na eliminatória das semi-finais de juniores, João Olim veio a ser oitavo classificado no primeiro heat, o que permitiu atingir a final B da competição. O atleta do Ludens Clube Machico veio a rubricar o tempo final de 6.37,97 minutos, entre os 12 participantes, sendo que os seis primeiros garantiram um lugar na final A e consequentemente a oportunidade de lutar pelo título mundial.

Já na final B, o jovem madeirense conseguiu tirar quase oito segundos ao registo da semi-final, o que lhe valeu um positivo terceiro lugar do pódio, com a marca de 6.29,87 minutos. Contas feitas João Olim veio a fechar a competição de race técnico no 15.º lugar no escalão júnior.

Quanto a Tomás Lacerda e no escalão open, o atleta precisava de colocar-se entre os seis primeiros da sua semi-final para seguir em frente, ou para a final A, onde tinham acesso os três primeiros, ou para a final B, reservado aos atletas classificados entre o quarto e o sexto lugares.

Apesar da boa prestação o atleta do Centro Treino Mar veio a cortar a linha de chegada no oitavo posto, com o tempo final de 6.31,58 o que não veio logo a ser eliminado. Foram cerca de sete segundos que afastou aquele que é o campeão da Europa de sprint, por parte da Federação Europeia de Surf, de poder rumar à final B da prova de race técnico.

O norte-americano connor Baxter e a espanhola Esperanza Barreras sagraram-se campeão do Mundo de race técnico no escalão open, enquanto nos juniores o ouro seria entregue ao espanhol Sergio Cantoral e à italiana CLaudia Postiglione.

No escalão master masculino o espanhol Daniel Parres venceu em +40 anos enquanto nos +50 ao título de campeão do Mundo foi entregue ao japonês Ryohei Yoshida. No sector feminino a vitória sorriu a britânica Maria Buchanan (+50 anos) e à neerlandesa Petronella Van Malsen.