Meia centena de jovens alunos participa em actividade de acção de limpeza na praia na Ribeira Brava
Cerca de cinquenta alunos da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares (EBSPMA) participaram, ontem, na actividade 'Monitorização de Praia – Lixo Marinho', iniciativa evocativa do Dia Nacional do Mar, que decorreu durante toda a manhã, na praia da Ribeira Brava.
A referida acção envolveu duas turmas – uma do edifício sede, outra do polo de Campanário – com o objectivo de "sensibilizar e consciencializar os alunos e demais participantes sobre a problemática do lixo marinho".
Esta iniciativa insere-se no projecto 'Mare Nostrum', um projecto de actividades de enriquecimento curricular da secundária ribeira-bravense, que tem por finalidade "promover a literacia marítima da comunidade educativa daquele estabelecimento de ensino, a consciencialização para a importância da intervenção individual na resolução da problemática crescente da poluição marinha", explicam os docentes dinamizadores do projecto citados em nota de imprensa.
“Mais importante do que limpar é não poluir" – afirmam os docentes responsáveis – "até porque a poluição dos oceanos atingiu já um ponto de quase não retorno, algo que não constitui propriamente novidade, mas que, mais uma vez, as dezenas de sacos de lixo hoje aqui retirado desta praia vem atestar, realçando que o tempo invernoso ainda mal chegou”.
A nota da autarquia dá conta que, entre os muitos resíduos recolhidos, destacam-se: as inúmeras beatas de cigarros, embalagens de plástico, peças de vestuário e de calçado, artefactos de pesca, resíduos de construção civil, entre outros, "numa praia que até é regularmente objecto deste tipo de iniciativa".
“Urge que a população entenda o mar como algo de seu, como património global que necessita de ser valorizado e cuja preservação é da responsabilidade de todos. E a verdade é que há um longo caminho a percorrer até se alcançar essa consciencialização plena", constatou Renato Azevedo, um dos docentes dinamizadores do projecto 'Mare Nostrum'.
A terminar a actividade os participantes tiveram oportunidade de 'ir a banhos', bem como de experimentarem algumas actividades desportivas náuticas, como a canoagem, actividades que contaram com a colaboração do grupo Disciplinar de Educação Física daquela escola, "numa perspectiva de valorização do convívio de forma saudável com a natureza".