DNOTICIAS.PT
Madeira

Todas as escolas de Câmara de Lobos voltam a hastear a bandeira verde

None

Decorreu hoje, na Praça da Autonomia, a cerimónia de hastear de Bandeiras Verdes dos 21 estabelecimentos de ensino e educação de Câmara de Lobos, atribuídas no âmbito da sua participação no projecto nacional Eco-Escolas durante o ano lectivo de 2022/2023, promovido pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação.

O Município de Câmara de Lobos participa ininterruptamente, no programa Eco-Escolas, desde o ano levtivo 2002/03. Avtualmente todos os estabelecimentos de ensino e duas instituições, a saber Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão – Câmara de Lobos (CACI) e Universidade Sénior de Câmara de Lobos, desenvolvem este programa, "o que faz com que Câmara de Lobos mantenha uma posição cimeira a nível nacional no ranking de Bandeiras Verdes", destaca uma nota do executivo.

Desde a primeira hora, a Câmara Municipal apoia activamente a dinamização do projecto, através da disponibilização de materiais e recursos humanos com vista à concretização das iniciativas, envolvendo um investimento global anual na ordem dos 13 mil euros, onde se inclui a atribuição de um apoio monetário de 350 euros a cada escola/ instituição galardoada com a Bandeira Verde para a aquisição de materiais didáticos e outros para a dinamização das acções no âmbito do projecto.

A autarquia destaca ainda o papel desempenhado pelas escolas do município na "promoção de uma maior consciência ambiental das crianças e da população em geral", salientando-se "o empenho na adopção de comportamentos ambientalmente mais sustentáveis".

Na alocução proferida aos alunos e professores das 21 escolas e instituições que estiveram presentes na cerimónia de hastear de bandeiras, o presidente da Câmara, Pedro Coelho, destacou "o empenho de toda a comunidade educativa na implementação do programa Eco-Escolas no Município e na promoção de uma maior consciência ambiental das crianças e da população em geral, salientando-se o empenho na adopção de comportamentos ambientalmente mais sustentáveis". O edil referiu ainda que a autarquia prosseguirá a política de apoio à dinamização do projecto, nomeadamente disponibilizando materiais e recursos humanos com vista à concretização das iniciativas.