Mais dois contentores de erva devem chegar este mês à Madeira para ajudar criadores de gado
Até ao final deste mês devem chegar à Madeira mais dois contentores com erva que será distribuída pelos criadores de gado afectados pelos incêndios do mês passado, na Calheta e Porto Moniz. Estas doações são fruto de uma iniciativa da Casa da Madeira dos Açores, com a Associação Agrícola de São Miguel e a GSLINES - Grupo Sousa e os primeiros contentores já foram entregues.
Para o presidente da Casa da Madeira nos Açores, Luís Ramos Freitas, este é "um momento importante de solidariedade dos agricultores açorianos para com os madeirenses, numa acção empática de união das comunidades insulares e muito nos deve orgulhar. Pois ajudar o próximo é a maior prova de humanidade que pode existir."
Esta não é a primeira vez que a instituição tem acções solidárias para com a Madeira, uma vez que, já em 2017 doou um cheque de 2.000 euros à delegação da Cruz Vermelha da Madeira, para ajudar as famílias vítimas do incêndio do ano 2016.
Todo este processo de distribuição dos rolos de erva foi acompanhado pela Secretária Regional de Agricultura e Ambiente, Rafaela Fernandes, pelo director regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Marco Caldeira, pelos Presidentes das Câmaras Municipais da Calheta, Carlos Teles, e do Porto Moniz, Emanuel Câmara, além do Presidente da Casa da Madeira nos Açores, Luís Ramos Freitas, que se deslocaram à Estação Zootécnica da Madeira, no Porto Moniz, e ao Mercado Abastecedor dos Prazeres, na Calheta, para acompanhar aquela que é a primeira fase da operação de distribuição de 70 rolos de erva, num total de 46 toneladas, aos criadores de gado afectados pelos incêndios.
A comitiva visitou ainda algumas explorações de gado afectadas pelos incêndios que para além da escassez de alimento depararam-se também com a perda de animais.
"As entidades locais e regionais agradeceram a todas as entidades envolvidas nesta ação de solidariedade tendo o Presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, Emanuel Câmara, recebido a comitiva no Salão Nobre da Autarquia e o Grupo Parlamentar do PSD-Madeira dado entrada de um voto de louvor aos agricultores açorianos na Assembleia Legislativa da Madeira para reconhecimento da notável demonstração de solidariedade açoriana para com os criadores de gado afectados pelos incêndios", refere numa nota à comunicação social.