Andreia Nóbrega expõe 'Panorama' no Museu Henrique e Francisco Franco
'Panorama' é o nome da exposição de Andreia Nóbrega que hoje é inaugurada, pelas 18 horas, no Museu Henrique e Francisco Franco, ou não fossem estas obras inspiradas em Henrique Franco. O certame estará patente até 17 de Fevereiro, sendo de entrada livre.
"É uma forma de promover o trabalho dos artistas, de trazer a população aos museus e de melhor informar sobre a obra dos artistas madeirenses. Nesta exposição de Andreia Nóbrega, a mesma retira inspiração das obras de Henrique Sousa Franco e sobre as obras que caracterizam o espólio do artista madeirense", explica nota à imprensa.
Um dos objectivos desta exposição passa por "retratar o panorama na Ponta do Pargo e por, de forma mais acentuada, realizar uma homenagem às referências paisagísticas que Henrique Franco realiza nas suas obras".
Estão também agendadas duas Oficinas de Memória Sensorial, a 19 de Janeiro e 9 de Fevereiro de 2024 pelas 10 horas. São direcionadas para alunos da área das artes que estejam no ensino secundário. "São oficinas que decorrem em duas etapas. Inicialmente, serão realizados exercícios de movimento e relaxamento com respirações de forma a activar a concentração e incitar experiências sensoriais que estimulem os cinco sentidos. Numa segunda fase, o contacto é com a natureza. Isto porque a natureza é uma fonte inspiração sensorial, a partir da qual é possível comparar e observar flores/folhas por tamanhos, cheiros e tactos", explica a mesma nota.
Andreia Nóbrega nasceu no Funchal em 1973 e é formada com uma licenciatura em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design nas Caldas da Rainha. Ao longo do seu percurso, venceu diversos prémios: em 2001 venceu o 1º Prémio Coletivo do concurso de Escultura “Festamb 200” com a peça escultórica “Olhos de Água”. Em 2005 com o vídeo “Via Irredutível” no Short Ends World Film School Festival em Londres.