Começam a definir-se as favoritas em dia não para as portuguesas no Madeira Ladies Open 2023
Dia longo, mas com muito para contar, o que se viveu, hoje, na Quinta Magnólia, no Funchal, em mais uma jornada da 4.ª edição do Madeira Ladies Open.
Muitas esperanças se depositavam na portuguesa Francisca Jorge, mas, a vimaranense, esteve estranhamente arredada do encontro com a motivada tenista britânica Emilie Lindh, sendo eliminada por 6-0 e 6-4. Com uma pálida exibição na primeira partida, Kika, só no segundo set mostrou alguma da sua qualidade, mas, infelizmente, não chegou para obrigar Lindh a um terceiro parcial, deixando prematuramente a prova madeirense. Igualmente pelo caminho ficou Ana Filipa Santos, que apesar do bom começo com Anastasia Kovaleva (esteve a liderar o primeiro set), viu a sua adversária reagir e triunfar por 6-3 e 6-0.
A abrir o programa deste dia de Verão, a francesa Amandine Hesse interrompeu o bom começo da suíça Valentina Ryser, batendo-a por 6-3 e 6-2, voltando a dar mostras de se adaptar muitíssimo bem a estas condições. Ao mesmo tempo, a espanhola Guiomar Maristany protagonizou uma das surpresas do dia ao bater a gaulesa Kristina Mladenovic. Ex-top 10 de singulares e n.1 do Mundo em pares, em três equilibradas partidas, pelos parciais de 2-6, 6-3 e 6-1.
Menos problemas sentiu a croata Lea Boskovic para se superiorizar a Nefisa Berberovic (6-2 e 6-4), sendo acompanhada pela francesa Harmony Tan, que se desembaraçou da maltesa Francesca Curmi, no encontro mais disputado da prova até ao momento, por 4-6, 6-3 e 7-5.
A chinesa Xinyu Gao voltou a ser muito pragmática, desta feita no embate com Alina Charaeva, vencendo por 3-6, 6-0 e 6-3, enquanto a checa Dominika Salkova salvou um match point no animado duelo que manteve com Elena Pridankina, vencendo por 6-7 (5), 7-5 e 6-1.
Inês Murta mantém esperança lusa nos pares
É a única representante portuguesa ainda em prova nas duas variantes. A algarvia Inês Murta, que faz dupla com a francesa Yasmine Mansouri, qualificou-se para as meias-finais, depois de um triunfo ante a irlandesa Celine Simunyu e a holandesa Stephanie Visscher, por 6-2 e 6-0.
Agora, a dupla luso-francesa terá pela frente o par vencedor do duelo que opõe Francesca Curmi (Malta)/Gergana Topalova (Bulgária) a Valentini Grammatikopoulou (Grécia)/Berfu Cengiz (Turquia).
O Madeira Ladies Open vai decorrer de 12 a 19 de Novembro na Quinta Magnólia e tem para distribuir 40 mil dólares em prémios monetários. A entrada é livre.