DNOTICIAS.PT
Fact Check 5 Sentidos

Júlia Ochôa só conquista títulos virtuais e fora de Portugal?

‘Júlia Ochoa conquista Brasil e Austrália’ foi o título da mais recente notícia publicada esta manhã em dnoticias.pt. Dois prémios a juntar a muitos outros que tem conquistado desde 2016, a maioria, senão todos, noticiados pelo DIÁRIO.

None

Júlia Ochôa, a ‘pequena cantora’ natural do Campanário que nos últimos anos tem vindo a conquistar muitos prémios, acaba de ganhar mais dois concursos internacionais, desta feita no Brasil e na Austrália.

Os últimos prémios, conforme publicado hoje no site D7 do DIÁRIO, foram mais duas grandes conquistas via online, desta feita no internacional Multi-Genre contest Carnival Brasil, que decorreu no Rio de Janeiro, e um Grand Prix no internacional online Competition Sydney, que decorreu na Austrália.

Notícia que gerou diferentes reacções entre os internautas. Um dos quais, identificado pelo nome de Ana Madeira, apesar de reconhecer que a jovem “tem talento”, considera que Júlia Ochôa só ganha em concursos via online e fora de Portugal, manifestando-se também admirada que a mesma seja recorrentemente notícia no DIÁRIO.

No post que publicou, Ana Madeira tece as seguintes conclusões e interrogações: “É tudo títulos virtuais e pelos vistos o DN está sempre bem presente nesses títulos, virtuais. Ridículo, já que conquista tudo lá fora, porque não se destaca cá dentro?”

Fomos averiguar, a começar pelo palmarés da jovem artista e não deixa de ser verdade que a maioria dos prémios têm sido conquistados através de ‘participação virtual’ em concursos internacionais, e que o DIÁRIO é o órgão de imprensa que mais tem noticiado os feitos de Júlia Ochôa, mas tal não significa que esta só tem ganho concursos via ‘online’ e fora de Portugal, assim como, também não é verdadeiro que essas conquistas apenas são notícia no DIÁRIO.

Prova disso é recuar a 2016, o ano que serviu de ‘trampolim’ para Júlia Ochôa, que então, na altura com apenas oito anos de idade, foi notícia na generalidade da imprensa e em particular nos órgãos de comunicação social madeirense, nomeadamente no DIÁRIO de Notícias, JM, Funchal Notícias e RTP Madeira, por ter vencido, presencialmente, primeiro o Festival da Canção Infantil da Madeira, no mês de Abril, conquista que lhe garantiu passaporte para estar presente na Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz. Nesse evento de âmbito nacional Júlia Ochôa voltou a triunfar com a canção “Como é bom sonhar”.

Desde então que a jovem talento tem vindo a acumular inúmeros prémios. Se é um facto que a maioria das vitórias advém de calcorrear virtualmente o Mundo com participações via online em diversos concursos internacionais, não é apenas nessa condição e nem somente no estrangeiro que Júlia Ochôa continua a ser reconhecida, sobretudo pelos dotes vocais. Feitos que têm merecido ‘eco’ no DIÁRIO, mas não apenas.

São “tudo títulos virtuais” e apenas conquistados “lá fora” os prémios arrecadados pela jovem cantora Júlia Ochôa?