DNOTICIAS.PT
Assembleia Legislativa Madeira

Rafaela Fernandes diz que não pode "obrigar" as pessoas a irem para a agricultura

None

Roberto Almada confrontou a secretária regional de Agricultura e Ambiente com a situação da estrada das Ginjas que considera "um atentado ambiental". Rafaela Fernandes garantiu que essa é uma questão que está nos tribunais, devido a uma providência cautelar.

Em resposta a Rafael Nunes, do JPP, que destacou a redução "a pique" dos números de agricultores e área agrícola, afirmou que o Governo Regional "não pode obrigar" as pessoas a optarem pela agricultura.

Sílvia Silva, do PS, levantou a questão do pastoreio e a secretária regional foi clara ao afirmar que não é aceitável pastoreio desordenado e abandono de gado nas serras.

Edgar Silva, do PCP, questionou Rafael Fernandes sobre o bem-estar animal dando como exemplo o centro de abate e perguntou se isso estava no acordo parlamentar com o PAN.

A secretária regional garantiu que o bem-estar animal é uma prioridade e estranhou que a oposição não aceite que o PSD faça acordo com outros partidos. "Foi assim com o CDS e, agora, com o PAN".

Mónica Freitas do PAN destacou a aposta do Governo Regional na poupança e gestão da água, bem como as questões de protecção animal e apoio à agricultura biológica.

A deputada destaca o facto de esta ser uma área prioritária para o PAN e diz que "tem sido benéfico haver abertura para o diálogo" da secretária regional.