Eduardo Jesus destaca números do Turismo e "evidências" do trabalho na Cultura
O secretário regional do Turismo e Cultura fez uma curta intervenção, em que destacou os resultados excelentes do sector do turismo e as "evidências" do trabalho realizado na cultura.
Eduardo Jesus garante que o objectivo da sua secretaria será o de garantir a "consolidação dos crescimento", com contacto permanente com empresários e representantes dos trabalhadores.
"No Turismo, registamos, desde meados de 2021, tempos de resultados nunca antes vistos. Como pilar da economia regional e principal motor para a dinâmica insular, importa que o turismo se mantenha forte, consciente e responsável", afirmou.
Na mobilidade aérea, também da sua tutela, considera que sai consolidada "pela importância das acessibilidades e do apoio aos residentes".
Na cultura, promete reforço dos apoios aos agentes culturais e continuar a defesa e protecção do património.
Lopes da Fonseca, do CDS, abordou a questão dos transportes aéreos que registaram 3,7 milhões de passageiros e mais de 26.000 voos.
O deputado do CDs abordou a questão do subsídio social de mobilidade que ainda não foi regulamentado pelo Governo da República.
Roberto Almada, do BE, confrontou o secretário regional com o facto de haver um crescimento evidente do sector do turismo que não se reflecte nos vencimentos dos trabalhadores.
Sérgio Gonçalves, do PS, alerta para os riscos de crescimento do turismo, ao nível da oferta e de carga excessiva, nomeadamente nos percursos pedestres e noutras áreas.