DNOTICIAS.PT
Desporto

Tomás Lacerda fica-se pelos quartos e João Olim nas ‘meias’ no mundial

Fotos FPC Ver Galeria
Fotos FPC

Madeirenses disputaram a prova de sprint no mundial de Stand Up Paddle (SUP). Amanhã João Olim disputa a prova de longa distância.

Os madeirenses Tomás Lacerda e João Olim concluíram hoje a sua participação na prova de sprint do Campeonato do Mundo Stand Up Paddle (SUP Canoe), que se está a realizar em Pattaya, na Tailândia.

Na classe Open, Tomás Lacerda, entrava neste segundo dia do campeonato com o objectivo de garantir um lugar nas meias-finais da sua categoria, mas acabou por falhar esse apuramento por menos de um segundo. Integrando o primeiro heat dos ‘quartos’ o atleta do Centro Treino Mar procurava um lugar entre nos quatro primeiros classificados para seguir em frente, mas uma largada não tão bem conseguida acabou por perder preciosos segundos ao longo dos 200 metros do percurso, terminando assim no sexto lugar com o tempo de 55,40 segundos e pouco menos de um segundo do quarto classificado, o espanhol Antonio Morillo que conseguiu o ‘último passaporte para as semi-finais.

Já na competição destinada ao escalão júnior e na sua estreia inédita em campeonatos do Mundo, João Olim teve pela frente uma forte ‘frota’ de oito atletas na terceira eliminatória das semi-finais e acabou por não conseguir seguir em frente. Com o primeiro e segundo lugar a garantirem a passagem à Final A, e o terceiro e quarto a presença na Fional B, o atleta do Ludens Clube Machico, tudo fez para garantir um desses lugares, mas acabou por ter concorrência muito forte. No final do percurso, de 200 metros, o madeirense registou o tempo final 1.01,73 minutos o que lhe permitiu fechar esta participação no prova de velocidade no sexto lugar final do seu ‘heat’.

Para amanhã, apenas João Olim volta a estar em acção, onde irá participar na prova de longa distância. A largada para a categoria júnior acontece pelas 14 horas (7 horas na Madeira).

Quanto aos novos campeões do Mundo, na disciplina de Sprint, e num evento organizado pela Federação Internacional de Canoagem foram os seguintes:

OPEN

Feminino: Seychelle Webster (EUA)
Masculino: Noic Garioud (França)
JUNIORES

Feminino: Kyriaki Logotheti (Grécia)
Arip Purnama (Polónia)
MASTER +40

Feminino: Olga Merkulova (ICF)
Masculino: Tomas Lelovits (Eslováquia)
MASTER + 50

Feminino: Penny Tsaoutou (Grécia)
Masculino: Peter Weidert (Alemanha)