Mónica Freitas alerta para a violência obstétrica
O programa do Governo Regional acolhe várias propostas do PAN, uma delas a criação de um banco de leite materno, como apoio à natalidade. Mónica Freitas destacou esta medidas, mas também aproveitou para elogiar a equipa de informática do SESARAM que conseguiu recuperar os serviços do ataque cibernético, em Agosto.
A deputada do PAN questionou o secretário regional de Saúde sobre as situações de violência obstétrica que afectam várias mulheres e que foram denunciados por este partido, tendo levado a um inquérito.
Pedro Ramos garante que nunca houve o um mau relacionamento com os utentes, no caso do serviço de obstetrícia garante que é um serviço reconhecido e que até presta apoio aos Açores. Nos casos concretos referidos foi feito um inquérito.
Pedro Ramos também respondeu a perguntas, colocadas pelo PSD, sobre os médicos de família e a melhoria do atendimento, em comparação com o continente. O secretário não tem dúvidas de que a situação, na Madeira, é muito melhor e lembra que, ao nível nacional, há cerca de 2 milhões de utentes sem médico de família.
Pedro Ramos não tem dúvidas de que, dentro de cinco anos, os indicadores do Serviço Nacional de Saúde serão "catastróficos".