Aquimadeira focada na Região e em aprimorar mercados internacionais já consolidados
Empresa celebra hoje 40 anos e, para comemorar esta data, organizou um convívio, onde estiveram presentes Miguel Albuquerque e Pedro Calado
Veja as fotos registadas por Miguel Espada, da ASPRESS
De modo a festejar os 40 anos, a Aquimadeira, empresa focada na projecção e instalação de equipamentos hoteleiros, organizou um convívio nas suas instalações com os seus clientes, fornecedores e colaboradores.
Ao DIÁRIO, Roberto Passos, atual presidente do Conselho de Administração e director executivo da AQUIRAM, contou que estão em marcha diversos projectos e que não cria objectivos pessoais, mas sim profissionais que se interliguem com o seu papel na empresa.
Questionado sobre os planos futuros para a Aquimadeira, Roberto Passos referiu que, primeiro, querem consolidar ou continuar a consolidação dos clientes na Madeira”. Depois da pandemia, o director executivo reconhece que existiram várias adversidades no que toca ao mercado estrangeiro e, por agora, o plano é fortificar o mercado com os países em que já estavam alocados.
Recuperamos o mercado (em Angola) porque, depois do Covid, abateu muito e, também por esse motivo, foi extremamente complicado manter as portas abertas na Venezuela, tivemos de fechar e reabrimos o ano passado e, por isso, estamos também a recuperar o mercado venezuelano. Roberto Passos, atual presidente do Conselho de Administração e director executivo da AQUIRAM
Contou que, em termos internacionais, Venezuela e Cabo Verde serão uma aposta firme na empresa. Ainda assim, o presidente do Conselho da Administração destacou que estão “com um crescimento muito assinalável no mercado nacional e que irá obrigar a reforçar equipas”.
A cerimónia foi iniciada com um discurso de João Rodrigues, o fundador da firma. O empresário falou sobre o seu percurso e as dificuldades que enfrentou, até chegar onde está hoje e que os “anos e a experiência trouxeram a sabedoria necessária para dar seguimento” aos projectos. Referiu também que confia nos seus colaboradores e que a “Aquimadeira está em boas mãos com a nova administração”. Revelou ainda que, por não se terem conformado com o crescimento na Madeira, expandiram e partiram para o investimento em Portugal Continental e estrangeiro.
Também esteve presente no evento Miguel Albuquerque, que iniciou o seu discurso felicitando a empresa que “desbravou as oportunidades no investimento em tempos muito difíceis”. Garantiu também apoio, estabilidade e segurança do Governo Regional para assegurar o investimento e a progressão económica na Região.
O presidente da CMF, Pedro Calado, também marcou presença nos 40 anos da Aquimadeira. Relembrou que quando celebramos e falamos desta empresa “estamos a falar da história da Região” e que o crescimento da Madeira se deve muito a estas empresas.
Mencionou ainda que, na Madeira, muitas empresas são familiares, mas que essas mesmas “têm uma gestão muito profissional” e que este é “um projeto familiar e empresarial de referência”.
A Aquimadeira está neste momento em Portugal, Angola, Venezuela e Cabo Verde. No entanto, a empresa madeirense já esteve em outros mercados como Polónia, Colômbia, Marrocos e Estados Unidos. O evento seguiu-se com um momento musical do Tiago Sena Colective.
Este texto foi elaborado pela estagiária Bruna Jardim, sob a supervisão do editor-executivo João Filipe Pestana