DNOTICIAS.PT
Assembleia Legislativa Madeira

Jorge Carvalho destaca melhoria de todos os indicadores do ensino

None

O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia é o primeiro membro do Governo Regional a ser ouvido na discussão do programa do Executivo madeirense.

Jorge Carvalho, que além da Educação tutela áreas como a migração, desporto, ciência e comunicação social, garante que o programa que apresenta é o que foi "sufragado" pela população nas eleições de 24 de Setembro.

"A Educação, sendo um dos pilares estruturantes do Estado Social e manifestamente o elevador social mais eficaz, dispõe de uma estrutura orgânica capaz de dimensionar as opções políticas do governo democraticamente eleito e constituído, servindo a totalidade da população", afirma.

Jorge Carvalho promete dar continuidade às políticas prosseguidas nos mandatos anteriores, "por ser indiscutível que a capacitação dos jovens contribui para que possam encarar, de modo competente, o desafio permanente de construção de uma sociedade justa e em contínuo progresso".

O secretário regional refere que todos os indicadores registados ao longo dos mandatos anteriores demonstram "as melhorias inequívocas do sistema de Educação e Formação na Região".

Jorge Carvalho destaca os vários indicadores: o abandono foi erradicado, a transição de nível de ensino acontece cada vez mais em idade ideal de frequência, a estratégia de mitigação das consequências da quebra da natalidade favoreceu a socialização e as aprendizagens das crianças, a transição digital iniciou-se e desenvolveu-se de modo irreversível na Região e exemplar para o País.

"Temos uma Escola que funciona, na qual o clima de paz social comanda a intervenção docente numa Escola aberta a todos, plural na oferta formativa, inovadora nas metodologias, motivante nos seus projetos, consequente nas suas estratégias", sublinha.

No âmbito das Migrações, "impõe-se sinalizar os esforços da governação regional para estreitar laços e garantir uma ligação que levou, aos que partiram e aos seus descendentes, a realidade de uma Madeira renovada".

Para o desporto, garante que os apoios públicos "que permitiram esbater os constrangimentos da insularidade e da ultraperiferia, revelaram-se determinantes no que respeita à integração nacional e ao direito de participação em provas fora da Região".

Os últimos mandatos, sublinha Jorge Carvalho, registaram  "avanço das actividades no sector da Ciência e Tecnologia".

"No mandato do XIV Governo da RAM, é imperioso, como se encontra sinalizado no programa em discussão, dar continuidade às trajetórias que colocaram a Região num plano de desenvolvimento consonante com os padrões nacionais e internacionais da Educação", afirma.

Jorge Carvalho destaca a importância de garantir a dignidade da actividade docente, diversidade de oferta formativa e inovaçãio.

"O cumprimento do mandato que nos foi confiado encontra-se configurado num conjunto de 57 orientações estratégicas setoriais a que Vossas Excelências certamente dedicaram as devidas atenções", conclui.