DNOTICIAS.PT
Desporto

Tomás Lacerda e João Olim com entrada em grande no mundial de SUP

Tomás Lacerda está já nos quartos-de-final da classe Open, da disciplina de sprint, enquanto João Olim garantiu a presença nas semi-finais de juniores.

Foto DR
Foto DR

Portugal arrancou da melhor forma nos Campeonatos do Mundo de Stand Up Paddle (SUP Canoe), com os madeirenses Tomás Lacerda e João Olim a garantirem já um lugar nas rondas finais da disciplina de sprint.

Num evento organizado pela Federação Internacional de Canoagem, que está a ter lugar em Pattaya, na Tailândia, a dupla insular esteve em plano de evidência nas eliminatórias da prova de sprint e ao longo de percurso com 200 metros de distância.

Tomás Lacerda, do Centro Treino Mar, foi o primeiro a entrar em acção, na classe Open (absolutos) e veio a ser o segundo melhor classificado no seu heat (eliminatória) com o registo de 56,68 segundos, o que lhe garantiu o passaporte para a ronda seguinte, onde voltou a ser feliz garantido o terceiro lugar com o ‘crono’ de 56,90 e automaticamente a passagem para a fase final, onde veio a integrar o heat 2. Nesta ronda Tomás Lacerda, campeão da Europa de sprint, pela Federação Europeia de Surf, veio a completar a distância com o registo de 51,28 segundos o que lhe permitiu seguir em frente no mundial, onde amanhã irá disputar a primeira ronda dos quartos-de-final, onde os quatro primeiros garante lugar nas meias-finais.

Quanto a João Olim a sua estreia inédita em Campeonatos do Mundo, acabou por ser francamente positiva, estando já entre os semi-finalistas da prova de sprint júnior.

O atleta do Ludens Clube Machico veio a ser quarto classificado na quinta eliminatória, onde registou o tempo de 1.04,25 minutos o que permitiu rumar desde logo para o heat 8 dos quartos-de-final. Entre uma frota de sete atletas, o jovem madeirense somou novo quarto lugar, agora com o registo de 54,89 segundos e veio a ser apurado para as semi-finais.

Amanhã a dupla madeirense volta a entrar nos mares de Pattaya, para o decisivo dia da competição de sprint. Tomás Lacerda será o primeiro a entrar em acção logo pelas 8h49 (1h49 na Madeira) na ronda 1 dos quartos-de-final, enquanto João Olim ‘sobe’ para a sua SUP Canoe pelas 10h55 (3h55) para disputar um lugar a terceira semi-final, onde apenas os dois primeiros classificados irão garantir um lugar na final A, enquanto o terceiro e quarto garante presença na final B.